O FACEBOOK ENQUANTO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO PIBID/FURB ED. FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O FACEBOOK ENQUANTO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO PIBID/FURB ED. FÍSICA
Autores
  • Marlon Felipe May
  • Daiana Reiter
  • Henrique Hostins
  • Lucas Ebert Poleza
  • Daniel Bahr
  • VERA LUCIA BUCCO DE LIZ
  • Ana Claudia Oliveira Hopf
Modalidade
Objetos Educacionais
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23768-O-FACEBOOK-ENQUANTO-INSTRUMENTO-EDUCACIONAL-NO-PIBIDFURB-ED-FISICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Facebook, Aula de Educação Física, Tecnologias, Concepções abertas.
Resumo
Este trabalho tem a intenção de mostrar como as redes sociais podem ser um suporte pedagógico importante para registro de conteúdos no processo de ensino aprendizagem. Para Kenski (2003), a evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos e/ou produtos, mas aos comportamentos dos indivíduos que interferem/repercutem nas sociedades, intermediados, ou não, pelos equipamentos. O aluno busca constantemente novos desafios, formas de se relacionar e trocar informações mais rápidas e, significativamente neste contexto, que o professor precisa ressignificar suas ações. Um grande desafio é utilizar as redes sociais para estabelecer relações pedagógicas em forma de produção de novos conhecimentos, para que deem sentido humano a ele e possam contribuir com a quebra de paradigmas na escola, focando na comunicação, nas possibilidades de acesso, nas produções científicas e nos problemas da atualidade. Relataremos aqui, uma experiência em que o facebook é utilizado como um instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, organizado pelos bolsistas de Iniciação à Docência do subprojeto PIBID/FURB Educação Física e pelos alunos do 5º ano da EBM Prof. Fernando Ostermann na cidade de Blumenau/SC. As aulas pautadas nas concepções abertas (Hildebrandt e Laging, 1986), em que priorizam a co-decisão e a autonomia do educando, utilizaram o facebook como ferramenta com objetivo de divulgar, compartilhar, interagir e discutir as ações/conteúdos desenvolvidos nas aulas com a comunidade escolar, através do compartilhamento de vídeos, textos, ideias, fotos, imagens, reflexões, mapas de observação e planejamento das aulas. Os alunos optaram em fazer o registro das aulas no facebook, a partir de um questionamento: como podemos registrar os conteúdos adquiridos neste semestre? O grupo decidiu que semanalmente, através de sorteio, dois deles postam conteúdos pré-determinados ou não, de acordo com o planejamento. Iniciamos esta experiência com o tema: ginástica e suas divisões. O grupo utiliza uma sala informatizada na escola, interagindo, fazendo comentários, críticas e autocríticas construtivas, possibilitando discussões e trocas de experiências, ampliando os conhecimentos de forma colaborativa. Essas contribuições são refletidas pelo grupo em diferentes momentos e espaços das aulas, como por exemplo, em rodas de conversa. Além dos benefícios ligados ao processo de ensino-aprendizagem, à medida que os conteúdos estão sendo publicados, é observado o envolvimento dos professores, pais e comunidade através das ferramentas: curtir, compartilhar e comentar. Conclui-se que o facebook é um canal de comunicação on-line que oferece condições aos alunos de construírem o seu saber e transformar seus espaços sócios culturais; viabiliza uma transformação educacional pautada na construção de conhecimentos e fortalecida nas relações sociais que não pode ser ignorada pelo educador diante das mudanças no perfil dos alunos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MAY, Marlon Felipe et al.. O FACEBOOK ENQUANTO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO PIBID/FURB ED. FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23768-O-FACEBOOK-ENQUANTO-INSTRUMENTO-EDUCACIONAL-NO-PIBIDFURB-ED-FISICA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes