OFICINA DE ESCRITA NUMA TURMA DE PRIMEIRO ANO: AÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
OFICINA DE ESCRITA NUMA TURMA DE PRIMEIRO ANO: AÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA
Autores
  • Caroline Alves da Silva
  • Rosângela da rosa novack marques
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23756-OFICINA-DE-ESCRITA-NUMA-TURMA-DE-PRIMEIRO-ANO--ACOES-DO-PIBIDPEDAGOGIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Escrita, Leitura, Identidade.
Resumo
: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma oficina de escrita com crianças de seis a oito anos, numa turma de primeiro ano, de uma Escola da rede municipal de Pelotas/RS. Primeiramente a oficina foi elaborada por bolsistas, supervisores e coordenadoras de área da Pedagogia do PIBID/UFPEL, sendo desenvolvida entre nós bolsistas em reuniões semanais de área. Após esse processo, adaptamos as oficinas para os anos iniciais do currículo, devendo ser realizadas nas escolas que fazem parte do grupo PIBID. Escrever o próprio nome é um dos objetivos do eixo de análise linguística, uma das dimensões do ensino de Língua Portuguesa, no Ciclo de alfabetização, do Ensino Fundamental. A oficina de escrita tem a importância de trabalhar a identidade da criança, através da escrita do nome. Os objetivos da oficina foram: desenvolver a escrita do próprio nome; reconhecer o seu nome através da leitura de crachás; identificar os nomes dos colegas. Durante a oficina, a construção dos nomes através dos crachás foi facilitador para nós bolsistas como identificação das crianças. Observamos esse momento como meio para a identificação da identidade deles, o nome deles escrito por eles e o nome da escola onde estudam registrado em seus crachás. Num segundo momento da oficina, vivenciamos as aprendizagens entre os alunos na construção do nome como forma de arte. Os alunos neste processo registram o seu nome com vários materiais como lantejoulas, purpurinas, algodão, barbantes, têmperas, etc. Assim em um cartaz os diferentes nomes ficaram expostos em sala de aula. Como registro final as crianças expuseram o que acharam da oficina, de forma escrita no quadro da sala de aula. A realização da oficina com uma turma de primeiro ano, em uma escola de ensino fundamental, nos proporcionou uma ação direta com a escola, observamos a interação das crianças conosco, como também as possibilidades que encontramos de realizar diversas atividades que auxiliam os alunos a compreenderem o processo da escrita. Cabe ressaltar as diferentes leituras teóricas que realizamos ao longo do semestre para a construção das oficinas como facilitadoras do processo de planejamento e desenvolvimento de ações nas escolas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Caroline Alves da; MARQUES, Rosângela da rosa novack. OFICINA DE ESCRITA NUMA TURMA DE PRIMEIRO ANO: AÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23756-OFICINA-DE-ESCRITA-NUMA-TURMA-DE-PRIMEIRO-ANO--ACOES-DO-PIBIDPEDAGOGIA. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes