AS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores
  • Andressa dos Santos Goffi
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23718-AS-FUNCOES-DO-COORDENADOR-PEDAGOGICO-E-SUAS-PRATICAS-NO-COTIDIANO-ESCOLAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Coordenador Pedagógico, Prática pedagógica, Teoria, e prática.
Resumo
Atualmente é possível encontrar na escola um elevado número de coordenadores pedagógicos que apresentam formação insuficiente ou inadequada ao cargo a eles empregado. Tendo estimado como principal função o auxilio aos professores no planejamento, preparo e organização das aulas, atuando como agente crítico, causador e articulador do processo de reflexão frente às ações que ocorrem na escola, proporcionando modificações da práxis, adequando estas ao seu contexto histórico e aos pressupostos filosóficos (FRANCO, 2008). Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o trabalho dos coordenadores pedagógicos em duas escolas da rede pública municipal e estadual localizadas no município de Francisco Beltrão-PR, com a finalidade de discutir as funções estabelecidas ao Professor-Pedagogo. Com base nisto foram realizadas entrevistas com profissionais do setor educacional e pesquisas de caráter bibliográfico relacionado ao tema. Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado, parte integrante da grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. As atividades foram divididas em três etapas: a primeira de embasamento teórico, com leituras, estudos, e discussões sobre o trabalho pedagógico, a docência e a gestão escolar; a segunda, de fundamentação metodológica, com observações e entrevistas a serem realizadas em escolas da região; e a terceira, de discussão e escrita, referentes às relações entre as práticas observadas no cotidiano escolar com os fundamentos teóricos estudados anteriormente na disciplina. Os coordenadores entrevistados nos relatam que se avaliam incapazes de ajudar os professores no planejamento das aulas, argumentando que possuem formação em pedagogia, e não nas áreas específicas as quais são solicitados, o que dificulta a efetivação do seu papel/função principal. Com isso passa a ser apenas referente a atividades como: solucionar os problemas de indisciplina dos alunos; substituir os docentes; e questões burocráticas. Saviane (2012) também verifica na prática a inadequação das características básicas de formação e atuação do coordenador, que pode tanto atuar somente em questões estruturais para o funcionamento da escola, de forma espontânea sem um prévio planejamento, pensando em apenas resolver o problema do momento, ou cumprir realmente com o seu papel crítico de compreender a prática escolar, por meio das teorias, para poder transformá-las de acordo com a sociedade em que está inserida. Deste modo, importantes questionamentos deixam de ser claramente respondidos e efetivamente colocados em ação de maneira inadequada, ocasionando significativas perdas na qualidade da educação escolar haja vista que a função do coordenador é aliar à teoria a prática, e não apenas resolver problemas de cunho emergencial, ou burocráticos da escola, o que ficou bastante visível durante o processo de entrevistas e observações. Partindo do contato com a realidade apresentada nas escolas e a análise do levantamento bibliográfico foi possível concluir que embora a função principal do coordenador no âmbito escolar, seja articular o trabalho pedagógico verificou-se a deficiência quanto à aplicação desta na escola. É importante relembrar a necessidade de estudos mais aprofundados quanto ao tema considerando a relevância do exercício da sua função aqui estudada.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GOFFI, Andressa dos Santos. AS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23718-AS-FUNCOES-DO-COORDENADOR-PEDAGOGICO-E-SUAS-PRATICAS-NO-COTIDIANO-ESCOLAR. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes