PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCULTURA NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCULTURA NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Autores
  • Janaina Schvambach
  • Diana Leticia Chiodelli
  • Regiane Angelica Eberts
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23713-PRATICAS-PEDAGOGICAS--A-ESCULTURA-NA-ARTE-CONTEMPORANEA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Escultura, Arte contemporânea, Ensino da arte.
Resumo
O relato aqui apresenta reflexão acerca da prática pedagógica em oficina realizada com turmas de escola da rede estadual de ensino, no ano de 2014, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Artes Visuais. As ações construíram-se semanalmente, a partir dos pressupostos teóricos de Ana Mae Barbosa (2010) e Fusari e Ferraz (1992) para o ensino da arte, possibilitando a construção de diálogo entre o estudante e a arte. Metodologicamente, a oficina procurou discorrer entre o cotidiano e a produção artística na percepção da escultura enquanto linguagem contemporânea a partir a percepção de sua historicidade, dentro dos períodos que tangem a história da arte. Propondo autonomia dos estudantes no fazer artístico, a partir do estudo realizado no referencial teórico aqui apresentado. A oficina desenvolveu-se no segundo semestre do ano letivo da escola, e construiu-se em 9 etapas, onde as ações visavam contemplar os eixos presentes no tema da oficina: iniciando na perspectiva de emancipar o olhar dentro da linguagem visual, as primeiras ações visaram expandir tais estímulos; no segundo momento, por meio de diálogos e dinâmicas se desenvolveu associações da escultura e o meio ambiente, nas diferentes percepções dentro da técnica, de seu processo e seu conceito. Assim, inserido a discussão específica de seus períodos históricos, partindo para a perspectiva contemporânea, discutindo as razões acerca da mudança desse processo, apresentando novos conceitos da arte e estimulando a produção artística no que diz respeito a organização de uma exposição na escola. As ações aqui apresentadas foram construídas de maneira a emancipar os estudantes na compreensão da necessidade de desenvolver a criticidade, além de transformar o espaço escolar em um espaço expositivo, aproximando a vivência dos alunos, seu cotidiano, com a inserção de novas formas de se fazer e pensar a arte, dissolvendo paradigmas tradicionais do seu ensino.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SCHVAMBACH, Janaina; CHIODELLI, Diana Leticia; EBERTS, Regiane Angelica. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCULTURA NA ARTE CONTEMPORÂNEA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23713-PRATICAS-PEDAGOGICAS--A-ESCULTURA-NA-ARTE-CONTEMPORANEA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes