EROS E O ENSINO DE FILOSOFIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EROS E O ENSINO DE FILOSOFIA
Autores
  • Samon Noyama
  • Jéssica Felski Sokalski
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23671-EROS-E-O-ENSINO-DE-FILOSOFIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de filosofia; Byung-Chul Han; Eros.
Resumo
Este trabalho aborda uma questão que parece ser vital para a educação e formação do homem desde a Antiguidade grega, ou pelo menos desde o período que costumamos atribuir ao surgimento da filosofia grega, isto é, os séculos VI e V a.C. Desde então a linha tênue que separava a formação intelectual e os laços afetivos transformou-se em tema para a filosofia. De um modo geral podemos afirmar que um dos saldos mais interessantes e problemáticos dessa reflexão é a ideia de que há um espaço reservado para os afetos nos processos de formação cultural do homem, e que, mesmo no caso da filosofia e da ciência, esse espaço mantém-se de forma inegável. Trata-se, evidentemente, de um tema amplo e que deve ser pensado considerando-se as especificidades do período estudado e também, ocasionalmente, do que se entende pelos termos “educação” e “ensino” e como eles se articulam. Diferentemente na época de Sócrates e Platão, hoje o ensino e a educação formais se são num espaço exclusivo, o que chamamos de escola, colégio, universidade ou algo semelhante. Mas, para além disso, o que consideramos muito mais problemático é a condição do homem no século XXI. As inúmeras transformações porque passamos, e especialmente a chamada revolução tecnológica, alterou de forma profunda a condução das atividades que dependem ou exigem a comunicação pessoal e, por conseguinte, as relações afetivas, sejam elas decorrentes do ambiente de trabalho, social ou mesmo no âmbito familiar. O filósofo Byung-Chul Han vem publicando nos últimos anos uma série de livros dedicados a estudar a constituição patológica do homem contemporâneo e sua relação com a economia, a política e tecnologia. Nós, no rastro de Han, vamos partir das suas reflexões e do panorama que ele apresenta sobre os vínculos dessas patologias com as deliberações políticas e econômicas em escala global para discutir como essa condição pode afetar o ensino de filosofia, ainda mais se lembrarmos que se trata de um tema ainda pouco explorado, visto que não chega a completar uma década que essa disciplina voltou aos currículos brasileiros.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

NOYAMA, Samon; SOKALSKI, Jéssica Felski. EROS E O ENSINO DE FILOSOFIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23671-EROS-E-O-ENSINO-DE-FILOSOFIA. Acesso em: 23/04/2024

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