PIBID GEOGRAFIA UFPEL: TERRITÓRIOS DO SABER DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID GEOGRAFIA UFPEL: TERRITÓRIOS DO SABER DOCENTE
Autores
  • Bianca Sousa Barbosa
  • Gabriela Klering Dias
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23664-PIBID-GEOGRAFIA-UFPEL--TERRITORIOS-DO-SABER-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, GEOGRAFIA/UFPEL, TERRITORIALIDADES
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua com jovens em formação e com professores da educação básica, trabalhando em parceria com escolas públicas busca a valorização da educação e o aperfeiçoamento do profissional docente. Este projeto tem como objetivo analisar como o PIBID na área de Geografia vem sendo estruturado, organizado e desenvolvido no contexto brasileiro, a fim de avaliar as territorialidades criadas por esses grupos e sua repercussão na formação do docente em Geografia. Para se alcançar os objetivos propostos vem sendo avaliada a base de registro desses grupos no site da CAPES, realizado o acompanhamento dos registros de atividades dos PIBIDs em ambientes virtuais, analisadas as publicações dos PIBIDs Geografia realizadas nos últimos anos no evento Nacional do PIBID e entrevistada a comunidade acadêmica e escolar abrangida nas atividades dos pibids, especificamente o Pibid Geografia UFPel, bem como acompanhados alguns egressos do programa para analisar a auto-regulação de suas aprendizagens. Acredita-se que essa trajetória de pesquisa nos auxiliará a estabelecer territorialidades específicas das práxis de cada grupo do PIBID Geografia distribuído no Brasil. O plano de trabalho do PIBID Geografia/UFPel na construção da identidade docente busca atender não só a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Geografia, como também o Projeto Institucional do PIBID UFPel, que compreende ações de formação, disciplinares e interdisciplinares. Além do objetivo geral do Projeto Institucional PIBID/UFPel, o objetivo central é de possibilitar ao licenciando em Geografia o aprofundamento e a ampliação do conhecimento na sua área de atuação. Assim como fortalecer o conhecimento dos acadêmicos em relação à teoria e a prática pedagógica através da interação com professores e colegas e a convivência no cotidiano escolar. As diretrizes que orientam esse trabalho são os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, os temas transversais, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia/UFPel, referenciais sobre a formação do professor, o currículo e o ensino de Geografia.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARBOSA, Bianca Sousa; DIAS, Gabriela Klering. PIBID GEOGRAFIA UFPEL: TERRITÓRIOS DO SABER DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23664-PIBID-GEOGRAFIA-UFPEL--TERRITORIOS-DO-SABER-DOCENTE. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes