SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS
Autores
  • Daise Angélica do Prado
  • Marcia Regina Soares Wakabayashi Claudino
  • Valdirene Zorzo-Veloso
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23662-SEQUENCIAS-DIDATICAS-NO-DESENVOLVIMENTO-DA-ESCRITA-ATRAVES-DE-GENEROS-TEXTUAIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Espanhol como língua estrangeira. Gênero textual. Sequência didática. Produção escrita. PIBID.
Resumo
O trabalho com variados gêneros textuais deve atentar para o caráter social dos textos produzidos pelos sujeitos. O ato de escrever, no contexto escolar, necessita cumprir uma finalidade comunicativa concreta e não constituir uma atividade passiva, de obrigatoriedade. Com essa finalidade, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de Língua Espanhola, busca a exploração sociocultural dos diferentes gêneros orais e escritos, presentes no cotidiano dos alunos, bem trabalhar com motivação e novas tecnologias. Nosso foco, ao desenvolver as atividades de escrita através da Sequência Didática apresentada por SCHNEUWLY & DOLZ (2004) é buscar que o aluno perceba as construções discursivas do gênero trabalhado e tenha ferramentas necessárias para participar dessa interação, seja como locutor ou locutário. Diante do exposto, escolhemos os gêneros “Diário pessoal” e “Cartão Postal” e elaboramos atividades para que os alunos pudessem desenvolver capacidades linguísticas, discursivas e textuais através desses gêneros pouco explorados por eles e, no decorrer do processo, foi possível aprofundar os conhecimentos dos estudantes; para isso elaboramos o conjunto de atividades de forma diferente das apresentadas pelo livro didático. Esses alunos fazem parte de dois grupos diferenciados da rede Estadual de Educação, um grupo pertence ao primeiro ano do curso de Espanhol do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) e o outro é formado por três turmas de Ensino Médio, da cidade de Londrina, Paraná. Tendo em vista os aspectos mencionados, acreditamos que, para que se construa um processo de aprendizagem de espanhol mais equilibrado, o professor precisa ficar atento às dificuldades do grupo, avaliar e propor atividades que auxiliem seus alunos a transpor essas dificuldades. A escrita, na sala de aula, precisa ser motivadora e propor atividades que considerem o processo, não apenas o resultado. Evidentemente, programas e projetos voltados para a escola pública, como o PIBID, são de extrema importância para a formação dos futuros professores, sobretudo, para enriquecer a prática pedagógica nas escolas públicas. Objetivamos, nessa apresentação, relatar atividades desenvolvidas com a aplicação de sequências didáticas, trocar experiências entre os colegas professores e discutir sobre as possibilidades de aplicação dos gêneros textuais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PRADO, Daise Angélica do; CLAUDINO, Marcia Regina Soares Wakabayashi; ZORZO-VELOSO, Valdirene. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23662-SEQUENCIAS-DIDATICAS-NO-DESENVOLVIMENTO-DA-ESCRITA-ATRAVES-DE-GENEROS-TEXTUAIS. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes