INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS IMAGENS DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS IMAGENS DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Autores
  • Daniela Kleina
  • Alex Sandro Gomes Leão
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23653-INVESTIGACAO-MATEMATICA-EM-UM-CURSO-DE-FORMACAO-DE-FUTUROS-PROFESSORES--A-CONSTRUCAO-DE-CONCEITOS-IMAGENS-DE-FUNCO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de Professores, Informática na Educação Matemática, Conceito Imagem e Conceito Definição.
Resumo
O presente trabalho apresentados resultados parciais de uma pesquisa em andamento que esta sendo desenvolvida com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha-Campus São Borja-RS, cujo objetivo é buscar compreender melhor quais as dificuldades que estes alunos ingressantes trazem sobre conceitos de trigonometria. Em paralelo, fornecer a eles subsídios para uma melhor compreensão de tais conceitos em especial Funções Trigonométricas. O apelo pela criação de um Projeto de Ensino sobre o tema partiu dos próprios estudantes, ao perceberem enormes dificuldades nas aulas de Fundamentos de Matemática Elementar II, foi assim que nos debruçamos na realização de estudos para a construção de uma sequência didática, para isso fazendo uso de um software matemático o Geogebra que possui um grande apelo visual, permitindo a construção e visualização destas funções em especial. Focados na teoria de Tall e Vinner (1981), buscando a construção de Conceitos Imagens e Conceitos Definição, acreditamos que noções matemáticas não são apenas utilizadas de acordo com suas definições formais, mas também através de suas representações mentais que podem variar de pessoa pra pessoa. Neste sentido que segundo Villarreal (2005) as tecnologias assumem um importante papel nos processos de investigação e argumentação matemática, e qualificam a visualização, aspecto esse determinante na aprendizagem de matemática, abarcando, inclusive processos de formação de professores. Acreditamos que com este apelo visual os alunos consigam a partir da construção de novos Conceitos Imagens consolidar e reconstruir novos Conceitos Definição. Até o presente momento somos capazes de constatar alguns resultados preliminares como a fragilidade dos conceitos trazidos pelos alunos em relação a Trigonometria, construções básicas da trigonométricas como as razões trigonométricas, a dificuldade em ler e interpretar gráficos, ficam evidentes neste processo, a dificuldade em manipular o software por parte de alguns alunos também é um fator que nos tem chamado a atenção. No entanto, o uso do software Geogebra e as construções feitas com uso de recursos didáticos se mostraram de grande valor na construção de “novos” conceitos Imagens e na reorganização de conceitos Definições já pré-estabelecidos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

KLEINA, Daniela; LEÃO, Alex Sandro Gomes. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS IMAGENS DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23653-INVESTIGACAO-MATEMATICA-EM-UM-CURSO-DE-FORMACAO-DE-FUTUROS-PROFESSORES--A-CONSTRUCAO-DE-CONCEITOS-IMAGENS-DE-FUNCO. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes