RPG E PEQUENO PRÍNCIPE: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RPG E PEQUENO PRÍNCIPE: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR.
Autores
  • Maria Eugênia Lemes de Freitas
  • Veronika Rostock
  • Thiago Moreira Marques
  • Priscila Kniss
  • Gabriel Chacharski
  • Edilaine Severino
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23637-RPG-E-PEQUENO-PRINCIPE--UMA-EXPERIENCIA-INTERDISCIPLINAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, RPG, PEQUENO PRÍNCIPE.
Resumo
Neste artigo será apresentada uma análise sobre o funcionamento e os efeitos de um trabalho interdisciplinar na escola pública. Esse trabalho foi realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa regido pela CAPES à qual visa, por meio desta política pública, valorizar a docência. Esse programa tem como intuito iniciar estudantes de licenciatura em escolas públicas, em específico neste projeto, através de intervenções interdisciplinares. Para que o trabalho seja verdadeiramente interdisciplinar, os projetos adotaram como eixo principal “Tecnologia”, e a partir disso cada projeto foca em uma especificidade do eixo para desenvolver o pensamento crítico do aluno no exercício simultâneo dos conteúdos das mais variadas disciplinas. O projeto que será relatado neste artigo tem como eixo condutor a obra literária “O Pequeno Príncipe” do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. A partir da interdisciplinaridade, tendo a tecnologia como tema que unifica as 4 áreas, trabalhamos com a construção de um RPG, ou seja, um jogo de interpretação de papéis, do livro "O Pequeno Príncipe", tendo o objetivo de desenvolver questões relacionadas à interpretação do texto, associando-os a uma compreensão de aspectos lógicos. A estratégia é fazer com que o aluno, a partir do conhecimento do enredo e de questões de raciocínio lógico desenvolvidas pelos alunos de matemática e física, escolhesse seu percurso narrativo, enquanto personagem do jogo e intérprete do livro. Os bolsistas ofereceram oficinas pedagógicas em grupos com pelo menos um estudante de cada curso envolvido: Física, Matemática, Letras Português e Inglês. Os resultados e respostas dos alunos foram positivos, pois o projeto mostra aos alunos uma nova perspectiva de como pode ser um trabalho interdisciplinar e quais as melhorias que esse tipo de projeto pode trazer para o processo ensino/aprendizagem.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FREITAS, Maria Eugênia Lemes de et al.. RPG E PEQUENO PRÍNCIPE: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23637-RPG-E-PEQUENO-PRINCIPE--UMA-EXPERIENCIA-INTERDISCIPLINAR. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes