A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO LICENCIANDO EM TEATRO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO LICENCIANDO EM TEATRO
Autores
  • Marcos Kuszner dos Santos
  • Sá de Moraes Pretto
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23631-A-INICIACAO-A-DOCENCIA-DO-LICENCIANDO-EM-TEATRO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Iniciação à docência, Pedagogia do Teatro, Projeto Interdisciplinar
Resumo
O artigo a ser apresentado foi redigido por dois acadêmicos do curso Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) que estão, desde o primeiro semestre de 2015, no curso e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). No decorrer do artigo, serão descritos aspectos da estrutura do curso e relatos dos eixos de ações do PIBID. A partir destes, é realizada uma reflexão sobre a relação entre a teoria e a prática na formação do docente. O Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel volta-se para a preparação de profissionais educadores na área do teatro. Sendo assim, existem, no desenho curricular do Curso, disciplinas específicas como Expressão Corporal, Improvisação, Encenação e Montagem que proporcionam um contato mais direto com o teatro em si, bem como disciplinas diretamente ligadas à prática da docência, como prevê o Plano Pedagógico do Curso. O PIBID visa o aprimoramento da formação acadêmica de licenciandos para atuarem na educação básica e admite bolsistas de quaisquer períodos do curso, inclusive acadêmicos que ainda não tiveram contato com as disciplinas específicas de pedagogia teatral, o que proporciona certo intercâmbio de experiências entre os que já ampliaram seus conhecimentos nas cadeiras de educação e aqueles que ainda não estudaram em tais disciplinas. Atualmente, o PIBID Teatro UFPel é composto por quinze pessoas, das quais: uma professora coordenadora, duas professoras supervisoras, e doze bolsistas de diferentes semestres. O bolsista dos primeiros semestres de licenciatura, ao estar em contato com os alunos tão precocemente, recorre a estudos, ensaios e outras leituras sobre educação. Nesse cenário, como se dá a relação entre a teoria e a prática na formação desse educador que se coloca em sala de aula ao mesmo tempo em que está se preparando teoricamente para tal? As ações do PIBID se desenvolvem em dois momentos: um encontro dos bolsistas da mesma área com seus respectivos coordenadores e supervisores, onde se desenvolvem ciclos de estudos dos teóricos que fundamentam as ações do grupo, e um encontro nas escolas que estão no programa, nesse caso, a reunião é interdisciplinar e conta com a participação de bolsistas das diversas licenciaturas da UFPel que, a partir das reflexões nas suas reuniões de área, têm o desafio de elaborar propostas de ações interdisciplinares. Interdisciplinaridade que foi experimentada pelos autores dentro de uma das inúmeras acepções do termo e que deu margem a reflexões justamente por sua amplitude conceitual. Oportunizar a inserção do acadêmico de Teatro-Licenciatura num contexto escolar onde, na maioria das vezes, os alunos não têm contato com práticas teatrais regularmente é trazer à discussão questões que podem não ser sanadas nas disciplinas de estágio. Os períodos de estágio são tão breves que talvez possam não suscitar esses questionamentos. Nesse cenário, fica evidente a importância do PIBID enquanto mediador nessa relação entre o acadêmico de licenciatura e o ambiente escolar, pois proporciona tanto a prática da docência quanto a sua reflexão (prévia e posterior).
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Marcos Kuszner dos; PRETTO, Sá de Moraes. A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO LICENCIANDO EM TEATRO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23631-A-INICIACAO-A-DOCENCIA-DO-LICENCIANDO-EM-TEATRO. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes