FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇAO BÁSICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLIDA PELO PIBID DO IF FARROUPILHA/RS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇAO BÁSICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLIDA PELO PIBID DO IF FARROUPILHA/RS
Autores
  • Giane Tais Cruz Guedes
  • Ana Tiele Batista Gimenez
  • Alana Pereira Gimenez
  • Bianca Peixoto Gottfried
  • Dariane Andrade Valle
  • Josuelen Martins Toso
  • Leandro Barbosa
  • Taniamara Vizzotto Chaves
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23626-FISICA-MODERNA-E-CONTEMPORANEA-NA-EDUCACAO-BASICA--RELATOS-DE-UMA-EXPERIENCIA-DIDATICA-DESENVOLIDA-PELO-PIBID-DO-I
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Currículo, Física moderna e contemporânea, planejamento didático, ensino de Física, PIBID.
Resumo
O ano de 2015 vem sendo marcado pela comemoração do Ano Internacional da Luz pela comunidade científica mundial. Esta deferência aprovada pela UNESCO tem como objetivo mostrar a população mundial a importância da luz para todas as formas de vida presentes no planeta assim como para o desenvolvimento e evolução das sociedades de todo o mundo. Por outro lado, discutir a temática luz nos espaços formais educacionais, ou seja, na escola básica significa discutir e aprofundar tópicos relacionados a Física Moderna e Contemporânea (FMC). De maneira geral a FMC ainda não faz parte do programa escolar da disciplina de física, apesar de ser defendida como possível e necessária de ser ensinada na Educação Básica, visto que contempla conhecimentos que permitem compreender e explicar equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos do cotidiano doméstico, social e profissional melhorando a utilização e a compreensão sobre a utilização por parte das pessoas. Neste trabalho relatamos uma experiência docente desenvolvida pelo PIBID Subprojeto de Física do IF Farroupilha que teve como objetivo elaborar e implementar no Ensino Médio um planejamento didático para ensino das temáticas de FMC – Dualidade Onda-partícula e Radiações. Para tanto foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: pesquisa de textos não didáticos na Rede Internet, em Revistas de Divulgação Cientifica e Periódicos Acadêmico Científicos que abordassem tópicos de FMC; delimitação das temáticas/tópicos a serem planejados e implementados no Ensino Médio; planejamento da sequência conceitual a ser adotada, dos recursos didáticos a serem utilizados e da dinâmica de trabalho nas escolas; implementação do planejamento elaborado em turmas de terceiros anos do Ensino Médio nas duas escolas parcerias do projeto em forma de oficinas didáticas. O planejamento elaborado teve como foco a promoção da divulgação científica a partir do uso de vídeos e da história da física, a construção e a manipulação de materiais experimentais pelos acadêmicos bolsistas e pelos alunos das escolas. A prática docente foi desenvolvida no segundo semestre de 2015, em três turmas de terceiros anos do Ensino Médio das duas Escolas parcerias do PIBID. Foram organizadas quaro intervenções didáticas estruturadas da seguinte forma: 1) Discussão acerca da importância da luz para o desenvolvimento da economia, sociedade, cultura e tecnologia mundiais; 2) Discussão acerca das formas de propagação da luz (luz como onda); 3) Discussão acerca da interação da luz com a matéria (luz como partícula); 3) Discussão do espectro eletromagnético de radiações enfatizando os Raios x e a Radiação Ultravioleta. A elaboração e a implementação das atividades mencionadas mostraram-se desafiadoras aos acadêmicos bolsistas a medida que proporcionaram o aprofundamento do conhecimentos relacionados a FMC, a pesquisa e a elaboração de metodologias e técnicas de ensino diferenciadas por se tratar de uma temática inovadora na Educação Básica. Possibilitou também a atualização do currículo escolar na disciplina de física e o aprofundamento das práticas docentes desenvolvidas pelo professor supervisor. Mediante estas experiências desenvolvidas acreditamos que o PIBID cumpre os objetivos propostos inicialmente transformando-se num espaço cada vez mais propicio e profícuo para a formação de professores de forma articulada e coerente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GUEDES, Giane Tais Cruz et al.. FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇAO BÁSICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLIDA PELO PIBID DO IF FARROUPILHA/RS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23626-FISICA-MODERNA-E-CONTEMPORANEA-NA-EDUCACAO-BASICA--RELATOS-DE-UMA-EXPERIENCIA-DIDATICA-DESENVOLIDA-PELO-PIBID-DO-I. Acesso em: 16/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes