A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS COMO RECURSO DE ASSOCIAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS COMO RECURSO DE ASSOCIAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA
Autores
  • Vitória Jahn
  • Aline Sayuri Minamihara
  • Tânia Aparecida Klein
  • Daniela Cristina Lopes Rejan
  • Juliana Benassi Marinho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23617-A-UTILIZACAO-DE-DESENHOS-COMO-RECURSO-DE-ASSOCIACAO-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DE-ANATOMIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de ciências, Anatomia, Imagem.
Resumo
A educação contemporânea segue um paradigma de processos em constante mudança, cada vez mais globalizada. Cresce cada vez mais a importância em buscar formas interativas de ensino e aprendizagem, a fim de promover uma facilitação no estabelecimento da interação professor e aluno e objetos de aprendizagem. Neste cenário se faz necessário inserir elementos que estimulem a percepção e o aprendizado dos estudantes como: figuras, jogos, dinâmicas, oficinas e aulas de laboratório ou culinária, quando possibilitados pela infraestrutura escolar. Neste sentido, este trabalho relata um estudo de caso onde se fez uso de imagens para o ensino de ciências, precisamente na construção de conceitos relacionados ao tema da anatomia humana. Desta forma realizou-se uma pesquisa direcionada, com o intuito de identificar o que os alunos sabiam sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano. A atividade foi realizada em uma escola da rede pública de ensino, localizada na região central do município de Londrina, PR, com alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Foi proposto que os estudantes sem nenhuma referência associativa, desenhassem os sistemas do corpo em um croqui, individualmente, aliando o universo de uma ciência elementar como o da anatomia ao conhecimento inicial e prévio dos estudantes. No segundo momento, com uso de recursos associativos como livros, banners e cartazes os estudantes executaram novamente a atividade proposta, porém, agora em grupo e com uso de papeis coloridos, reproduzindo um croqui em tamanho real, resultando em um caráter diferenciado e participativo por parte dos estudantes, onde o conhecimento de um complementava o do grupo. Logo na primeira intervenção já se pode observar que os resultados obtidos foram positivos. Os participantes puderam associar seus conhecimentos prévios sobre o assunto de anatomia e aplicá-los em uma sequência de atividades associativas direcionadas e orientadas pelo professor. Foram observadas importantes desconstruções e novas percepções a fim de construir os conceitos apresentados durante a intervenção didática.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JAHN, Vitória et al.. A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS COMO RECURSO DE ASSOCIAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23617-A-UTILIZACAO-DE-DESENHOS-COMO-RECURSO-DE-ASSOCIACAO-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DE-ANATOMIA. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes