INTERDISCIPLINARIDADE, QUEBRA DE PARADIGMAS E AÇÃO DOCENTE.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INTERDISCIPLINARIDADE, QUEBRA DE PARADIGMAS E AÇÃO DOCENTE.
Autores
  • Vitória Jahn
  • Patrícia Fernandes Paula Shinobu
  • Juliana Benassi Marinho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23613-INTERDISCIPLINARIDADE-QUEBRA-DE-PARADIGMAS-E-ACAO-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Formação de professores, Formação inicial.
Resumo
Durante o desenvolvimento da ciência a divisão dos estudos em disciplinas seguiu como um avanço natural diante as mais diversas áreas de conhecimento aparentemente não intercruzáveis como forma de se buscar mais o conhecer dos fenômenos e do ambiente a sua volta e dentro de si, iniciando a busca do micro partindo do macro. Entretanto, na segunda metade do séc. XX é que a compartimentalização do estudo em disciplinas se vê questionável, surgindo em contrapartida a interdisciplinaridade. A proposta apresentada então, vem em contra curso onde a partir do estudo das disciplinas é possível encontrar pontos em comum entre as diferentes áreas e fazer com que o conhecimento seja construído mais naturalmente. Entretanto, muitas são as dificuldades a serem superadas até que se chegue a uma abordagem interdisciplinar, pois cada disciplina possui seus métodos e objetivos, sendo necessário a transferência entre disciplinas, exigindo uma substancial mudança da postura do professor, de seus hábitos bem como dos estudantes, pesquisadores e, posteriormente para uma mudança em âmbito social. Dessa forma, objetivou-se trabalhar com textos, temas e meios que mostrem as possibilidades da interdisciplinaridade entre os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Música e Pedagogia, e assim formar professores que sejam capazes de intervir em sala de aula interdisciplinarmente, a partir de sua própria formação disciplinar. O método utilizado foi a leitura e o debate de textos que tratavam da interdisciplinaridade, sua origem, obstáculos e meios, além de aulas desenvolvidas e ministradas no ano letivo de 2014, em turmas do ensino fundamental II, desenvolvendo temas que levassem a pensar interdisciplinarmente, como concretização das teorias debatidas. Acreditamos que para que aja uma abordagem interdisciplinar bem-sucedida, primeiramente deve-se desmistificar e discutir não somente as teorias interdisciplinares, bem como também os métodos e conteúdos entre as disciplinas durante a formação de professores, mostrando assim, como diferentes disciplinas podem trabalhar em conjunto. Foi dessa maneira, que se debateu a quebra de alguns paradigmas, como a visão una e não múltipla das áreas, construindo uma visão ampla dos temas debatidos como paisagem, por exemplo. Além disso, foi necessário mostrar o quanto a prática interdisciplinar durante a formação docente inicial e continuada constrói uma visão diferente dos professores sobre os conteúdos levando-os a se desviarem dos métodos de ensino clássico para um ensino mais lúdico e atual em sala de aula, englobando essa visão múltipla. É possível alcançar o interdisciplinar partindo simplesmente da realidade dos estudantes que hoje se mostram cada vez mais informatizados, e as aulas no ensino fundamental comprovou isso. A interdisciplinaridade é o caminho para que seja apresentado ao estudante um vasto horizonte, formando cidadãos críticos, curiosos e participativos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JAHN, Vitória; SHINOBU , Patrícia Fernandes Paula Shinobu ; MARINHO, Juliana Benassi. INTERDISCIPLINARIDADE, QUEBRA DE PARADIGMAS E AÇÃO DOCENTE... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23613-INTERDISCIPLINARIDADE-QUEBRA-DE-PARADIGMAS-E-ACAO-DOCENTE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes