A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR: REVERBERAÇÕES E PROPOSTAS DO PIBID

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR: REVERBERAÇÕES E PROPOSTAS DO PIBID
Autores
  • Lília Beatriz pereira Meiatto
  • MICHELE AMARO CAMPELO PRATES
  • Suélem Maria Peres Almeida
  • Marco Acosta
  • Rosângela Domingues
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23609-A-VALORIZACAO-DA-FAMILIA-NO-AMBIENTE-ESCOLAR--REVERBERACOES-E-PROPOSTAS-DO-PIBID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de Professores. Iniciação à docência. Interdisciplinaridade. Valorização da família
Resumo
Eixo Temático: As práticas e as aprendizagens interdisciplinares. A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR: REVERBERAÇÕES E PROPOSTAS DO PIBID *Lília Beatriz Meiatto Cristina Acosta Michele Amaro Campelo Rosângela Domingues Suélem Maria Peres Almeida Mirela Ribeiro Meira RESUMO: Esse artigo relata experiências interdisciplinares realizadas durante o ano de 2015 por bolsistas do PIBID Anos Iniciais, Subprojetos Pedagogia, Dança, Educação Física e Matemática licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas. O subprojeto Pedagogia atua em seis escolas da rede pública municipal de Pelotas, RS, como a Escola do Núcleo Habitacional Getúlio Vargas. Lá atuam bolsistas da área de Matemática (02), Educação Física (04), Pedagogia (09), Dança (02), supervisoras (02) e uma coordenadora. Realizou-se em 2014 um levantamento diagnóstico cujos resultados resultaram na elaboração de um o projeto interdisciplinar chamado de “Movimentos, Transformações e Possibilidades na Escola”. Este prevê intervenções coletivas a partir dos dados obtidos, como, por exemplo, a baixa frequência dos pais/familiares na escola. O projeto almeja, entre outros temas, a valorização da família no ambiente escolar a partir de ações de estreitamento de relações entre pais, alunos, professores, gestores e funcionários para trabalharem em conjunto para a formação integral de seus filhos/alunos através do envolvimento da família no ambiente escolar e na vida dos alunos. Por esse motivo, planejou-se atividades e movimentos para “atrai-las” para a escola, como oficinas que visam criar ou estreitar vínculos escola/comunidade, valorizando sua participação, sua expressão, seus afetos, sua solidariedade e criação coletiva. Como exemplo desses movimentos, no dia 18 de junho de 2015, a escola comemorou o Dia da Avó, e os pibidianos realizaram atividades integradas com a família/avós, na forma de oficinas como: Expressão Corporal e Dança; Maquiagem e Penteado; atividades lúdicas. Após, foi servido um chá, como culminância de uma tarde de muita emoção e comunicação entre todos. Como prosseguimento, estão previstas Oficinas de Dança (de Salão, Forró eletrônico, Tango e Pagode), Artesanato e um grupos de pais voluntários para a promoção de atividades. Depoimentos sobre os eventos permitem entender a importância desse primeiro contato: “Eu e meus netos na escola da J. [aluna da escola] comemorando o dia da aVó tava maravilhoso, amei, obrigado aos organizadores”. Assim como para as avós, para os bolsistas não foi diferente, a experiência acrescentou diferentes sentidos a suas formações. Esse processo de aproximação com a realidade escolar proporcionou experiências e aprendizagens únicas aos futuros professores, de compreensão da situação do outro e da importância da família na construção de seu cotidiano, o que reverberou não só em suas formações, mas na comunidade escolar. Desenvolveu-se no âmbito escolar uma aproximação positiva da família através das práticas, da troca de sensibilidades e na percepção de que, na continuidade do projeto, a arte e a interdisciplinaridade de ações são fundamentais para a comunicação, a interação e as trocas que possibilitam o (re) conhecimento social, ético, afetivo e político para todas as partes. Palavras-chave: Formação de Professores. Iniciação à docência. Interdisciplinaridade. Valorização da família
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MEIATTO, Lília Beatriz pereira et al.. A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR: REVERBERAÇÕES E PROPOSTAS DO PIBID.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23609-A-VALORIZACAO-DA-FAMILIA-NO-AMBIENTE-ESCOLAR--REVERBERACOES-E-PROPOSTAS-DO-PIBID. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes