OS JOGOS COOPERATIVOS COMO MEIO DE EDUCAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
OS JOGOS COOPERATIVOS COMO MEIO DE EDUCAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Bruno David Rodrigues Neca
  • Juliana Lourenço Martins
  • Jessica Medeiros Haas
  • Camila Andretta de Melo
  • PATRICIA DE FATIMA GIEMBRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23605-OS-JOGOS-COOPERATIVOS-COMO-MEIO-DE-EDUCAR-AS-RELACOES-DE-GENERO-E-SEXUALIDADE-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogos Cooperativos, Gênero e Sexualidade, Educação Física
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar como jogos cooperativos podem auxiliar na educação das relações de gênero e sexualidade na formação cidadã. Este estudo foi elaborado com base nas observações das aulas de Educação Física do ensino fundamental na Escola Estadual Ernani Vidal, na atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na cidade de Curitiba - PR. Entende-se por gênero como um “[...] elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos” (SCOTT, 1995, p.86) ou ainda de acordo com Guedes (1995) “[...] o agrupamento de características femininas para a mulher e masculinas para o homem”. Cabe salientar que a escola é um espaço pautado pelas relações de gênero (AUAD, 2005). Desta forma, nas aulas de Educação Física proporcionamos práticas para desenvolver o toque, o respeito e o reconhecimento da diversidade e diferença, visando o fortalecimento do vínculo, respeito, comunicação e segurança. Este caminho metodológico foi facilitado pela relação do professor supervisor com alunos e alunas da escola, baseado nas experiências com as boas práticas do docente que atua na instituição há 4 anos enfocando a formação de meninos e meninas de modo equitativo. A metodologia inclui diversidade de práticas corporais aos alunos/as e compromisso com a formação através do diálogo, o que proporcionou participação ativa de ambos os sexos. De acordo com os relatórios das aulas observamos um ambiente menos favorável à separação de gênero e ao preconceito em relação à sexualidade, já que o propósito das atividades era atingir um objetivo comum. Não houve relatos de separação de gênero, cenas de desrespeito ou preconceito, mas sim um ambiente pautado na colaboração e respeito às diferenças e ao corpo. Em contrapartida, aulas nas quais os conteúdos tinham como objetivo a competição, observamos um grupo dominante, em geral masculino, com espírito de liderança e com habilidades motoras mais complexas, que dominava a única quadra poliesportiva para executar jogos como futebol ou basquete; enquanto um grupo dominado, em geral composto por meninas, tinha que se apropriar dos espaços em volta da quadra para praticar atividades como vôlei, ou preferia não executar atividades com o grupo dominante por estar muito agressiva. Nosso trabalho enquanto bolsista e pesquisador é analisar como e quando estas relações de gênero acontecem durante as aulas de Educação Física e com base nestes aspectos potencializar discussões para educar para a formação de um cidadão autônomo, crítico no reconhecimento da diferença e diversidade de gênero e sexualidade. Nossos estudos concluem que é essencial o olhar do professor/a para os alunos e alunas e suas relações, bem como a intervenção do/a docente e a discussão acerca do tema com os alunos/as para que se tornem sujeitos de sua própria prática. Atento para que atitudes discriminatórias não sejam silenciadas, ou ainda, quando mencionadas, tratadas como normais (GOELLNER, 2010).
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NECA, Bruno David Rodrigues et al.. OS JOGOS COOPERATIVOS COMO MEIO DE EDUCAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23605-OS-JOGOS-COOPERATIVOS-COMO-MEIO-DE-EDUCAR-AS-RELACOES-DE-GENERO-E-SEXUALIDADE-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

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