CRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Cheienne Chaves
  • Edilaine Meurer Bruning
  • Maiara Aline Junkerfuerbom
  • Jean Sebastian Toillier
Modalidade
Oficina
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23596-CRIPTOGRAFIA--UMA-ABORDAGEM-PARA-O-ENSINO-DE-MATEMATICA-NO-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Matrizes, Função, Criptografia
Resumo
Essa oficina foi criada por nós durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com a intenção de aplicá-la em algum momento, por exemplo, nas escolas em que atuamos ou em eventos da área de Matemática. A oficina tem como objetivo relacionar a criptografia com alguns conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, expressões algébricas, função afim, matrizes e também fazer uma discussão sobre as possibilidades de se utilizá-la no ensino. Iniciamos a proposta expondo algumas informações sobre a história da criptografia, trazendo alguns elementos que ajudaram na evolução da escrita oculta e algumas aplicações atuais. Para usar a criptografia é necessário determinar uma chave previamente entre o transmissor da mensagem e o receptor dela, sendo que o transmissor utiliza a chave para codificar a mensagem e o receptor para decodificá-la. Dessa forma, podemos abordar sobre os diferentes métodos existentes para criptografar uma mensagem, o que nos dá margem para propor atividades de familiarização com a linguagem de códigos em que é necessário trocar os símbolos pelas respectivas letras que os representam no alfabeto. Assim, é possível propor atividades que utilizem função afim como ferramenta matemática para codificar e decodificar mensagens. Dessa maneira, trabalha-se os conceitos de valor da função num ponto, função inversa e determinar a lei de formação da função dados dois pontos. Outra maneira de abordar a criptografia é a utilização de matrizes, abordando o conceito de multiplicação e determinação da matriz inversa, o que surge como uma possibilidade contextualizada de ensinar esse conteúdo, uma vez que tradicionalmente ele possui uma forma muito cristalizada de ser ensinado. Assim, com essa oficina buscamos apresentar outra maneira de abordar alguns conteúdos matemáticos, de uma forma que possa despertar o interesse dos alunos, com uma aula mais dinâmica que poderá contribuir com o aprendizado dos alunos, deixando em aberto a possibilidade de utilizar outros conteúdos matemáticos para a elaboração de mensagens.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CHAVES, Cheienne et al.. CRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23596-CRIPTOGRAFIA--UMA-ABORDAGEM-PARA-O-ENSINO-DE-MATEMATICA-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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