A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PELA BUSCA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PELA BUSCA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO
Autores
  • CAROLINE MOLIANI FERRI
  • Bruna Paes da Silva
  • moacir umbelino
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23591-A-INTERDISCIPLINARIDADE-NA-ESCOLA--UMA-EXPERIENCIA-PELA-BUSCA-A-AMPLIACAO-DO-ENSINO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino, Interdisciplinaridade, Música, Experiência vivenciada, Geografia.
Resumo
No ensino ainda há muitos obstáculos para se aplicar a interdisciplinaridade, contudo ainda não deixa de demonstrar a sua importância de existir no ambiente escolar, auxiliando no processo do aluno obter um conhecimento pleno. Considerando isso, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as dificuldades de se interdisciplinarizar e os benefícios dela ocorrer. A metodologia utilizada se pautou na experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar da Universidade Estadual de Londrina/PR, que envolvem os cursos de Biologia, Geografia, Música e Pedagogia que possibilitou a discussão de textos e ministrar aulas no terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, no município de Londrina/PR. Trabalhou-se com o professor da matéria de Geografia, o tema “Atualidades: Migrações”. Este assunto foi abordado com enfoque nas migrações de Africanos para a Europa e Haitianos para o Brasil, fazendo um resgate histórico de migrações ocorridas até hoje, com foco na preparação para o vestibular. A Música fez paralelo interdisciplinarmente com a Geografia e Biologia, abordando e articulando alguns tópicos entre uma e outra disciplina: Assim, o assunto “Atualidades” se refletiu nas músicas atuais de concerto, a partir do século XX até hoje, “Migrações” teve espelho na paisagem sonora, no que tange ao “meio ambiente” e a “Xenofobia” foi tratada como o “preconceito musical”. O trabalho geral envolveu aulas expositivas, provas, discussões, e dinâmicas de grupo. Sendo obtido como resultado a reflexão feita em conjunto por toda sala acerca das migrações e da música contemporânea, algo que possibilitou uma mudança de paradigmas acerca dos conteúdos em questão. Sendo uma experiência com diversos obstáculos no percurso, problemas para estabelecer paralelos entre as disciplinas, entretanto também foi enormemente enriquecedora, principalmente no que tange à formação docente, fazendo com que os alunos participem sempre ativamente de seu aprendizado, trocando seu saber com o saber dos docentes, dialeticamente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FERRI, CAROLINE MOLIANI; SILVA, Bruna Paes da; UMBELINO, moacir. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PELA BUSCA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23591-A-INTERDISCIPLINARIDADE-NA-ESCOLA--UMA-EXPERIENCIA-PELA-BUSCA-A-AMPLIACAO-DO-ENSINO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes