MOVIMENTOS, TRANSFORMAÇÕES, POSSIBILIDADES: INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS ENTRE PIBIDIANOS, ESCOLA E COMUNIDADE EM PELOTAS/RS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
MOVIMENTOS, TRANSFORMAÇÕES, POSSIBILIDADES: INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS ENTRE PIBIDIANOS, ESCOLA E COMUNIDADE EM PELOTAS/RS
Autores
  • Alzira Argou Marques
  • ELESSANDRA MORAES MAGALHÃES
  • Elisama Priebe Klug
  • Lília Beatriz pereira Meiatto
  • PATRÍCIA GUTERRES BORGES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23590-MOVIMENTOS-TRANSFORMACOES-POSSIBILIDADES--INTERACOES-E-APRENDIZAGENS-ENTRE-PIBIDIANOS-ESCOLA-E--COMUNIDADE-EM-P
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de Professores, Iniciação à docência, Interdisciplinaridade, Qualificação da formação.
Resumo
MOVIMENTOS, TRANSFORMAÇÕES, POSSIBILIDADES: Interações e Aprendizagens entre Pibidianos, Escola e Comunidade em Pelotas/RS *ALZIRA ARGOU MARQUES1, ELESSANDRA MORAES MAGALHÃES2, ELISAMA PRIEBE KLUG3, LILIA PEREIRA MEIATTO4, PATRÍCIA GUTERRES BORGES5, MIRELA RIBEIRO MEIRA6. Eixo Temático: As práticas e as aprendizagens interdisciplinares; RESUMO: Esse artigo relata experiências interdisciplinares realizadas durante o ano de 2015 por bolsistas do PIBID Anos Iniciais, Subprojetos Pedagogia, Dança, Educação Física e Matemática, todos alunos das respectivas licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. O PIBID organiza-se em um eixo de formação específica em cada área e outro de caráter interdisciplinar, em seis escolas municipais de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Pelotas, RS. O PIBID subprojeto Pedagogia conta com 03 coordenadores, 45 bolsistas e 11 supervisores das escolas envolvidas. As ações aqui relatadas pertencem a um projeto interdisciplinar realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, localizada na periferia da cidade, de baixo IDEB. Lá atuam bolsistas da área de Matemática (02), Educação Física (04), Pedagogia (09) e Dança (02), além de duas supervisoras e um coordenador de área. Primeiramente realizou-se um levantamento diagnóstico em 2014, que subsidiou um Projeto Interdisciplinar denominado “Movimentos, Transformações e Possibilidades na Escola”. Para sua realização, tomou-se os temas elencados como problemáticos ou carentes de intervenção, como: o lixo em frente da escola; o local pouco seguro nas imediações; a baixa frequência dos pais/familiares na escola; a necessidade de revisão, inovação ou incremento dos processos pedagógicos ; o desrespeito e violência nas relações interpessoais. Tais indicadores foram agrupados em torno dos eixos: Revitalizando Espaços, Revitalizando Relações e Direitos Humanos e Revitalizando Saberes, cada qual desdobrado em ações visando o desenvolvimento ético-estético, pedagógico, artístico e político. Esse relato partiu do grupo encarregado de problematizar o descarte do lixo, sua reciclagem e reproposição estética e os cuidados com o meio ambiente e a saúde. Aqui são expostas algumas dessas ações- organizadas por afinidades temáticas e realizadas de forma coletiva e solidária- e suas contribuições para a formação dos envolvidos. Operacionalizadas a partir dos dados da investigação diagnóstica, dialogam com a comunidade escolar em reuniões e eventos, e vão da mobilização comunitária - através da criação de grupos de discussão, intervenção ou artísticos- a discussões e aprofundamento de temas através de leituras, documentários, artigos etc., além de intervenções em sala de aula, oficinas diversas, apoio à aprendizagem, atividades artísticas com alunos, pais, avós, professores, funcionários etc. Após sua realização, as ações serão avaliadas em seminários e reuniões,. Espera-se que o trabalho realizado durante as atividades desvele o quanto é importante a participação de todos em nossas aprendizagens, nas dos alunos/ professores e comunidade, além da compreensão de que a inserção na escola influi positivamente, qualificando não só nossa formação de futuros professores, mas a escola e a comunidade como um todo. Atualmente, estamos organizando um projeto de revitalização dos espaços internos e externos e de intervenções objetivando a qualificação das práticas de sala de aula. Nosso desejo é organizar um local de lazer em frente à escola, construindo uma praça, reaproveitando tudo o que for possível do local, plantando árvores de frutas e flores, para mostrar que a natureza é muito mais bela que o lixo, e que o trabalho coletivo é potente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MARQUES, Alzira Argou et al.. MOVIMENTOS, TRANSFORMAÇÕES, POSSIBILIDADES: INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS ENTRE PIBIDIANOS, ESCOLA E COMUNIDADE EM PELOTAS/RS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23590-MOVIMENTOS-TRANSFORMACOES-POSSIBILIDADES--INTERACOES-E-APRENDIZAGENS-ENTRE-PIBIDIANOS-ESCOLA-E--COMUNIDADE-EM-P. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes