VIVÊNCIAS DO LETRAMENTO DIGITAL: A CONTRIBUIÇÃO DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
VIVÊNCIAS DO LETRAMENTO DIGITAL: A CONTRIBUIÇÃO DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA.
Autores
  • Jessica dos Santos Müller
  • Carolina Melchert
  • Geisa do Nascimento Hendel
  • JORDELINA BEATRIZ ANACLETO VOOS
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23566-VIVENCIAS-DO-LETRAMENTO-DIGITAL--A-CONTRIBUICAO-DAS-CANTIGAS-DE-RODA-NO-DESENVOLVIMENTO-DA-LEITURA-E-ESCRITA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Cantigas de roda, Alfabetização, Letramento digital.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a contribuição das Cantigas de Roda no desenvolvimento da leitura e escrita, bem como a vivência da utilização de recursos digitais no processo de aprendizagem de crianças do Primeiro Ano das Séries Iniciais da Escola Municipal Valentim João da Rocha, no Município de Joinville. Fundamentadas em leituras e reflexões teóricas sobre o assunto em questão, observamos e pesquisamos na condição de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, utilizando-nos da pesquisa bibliográfica para ampliar nossa visão acerca do assunto, investigando qual a importância das cantigas de roda no processo de alfabetização. Tivemos como ação principal a observação participante, cujas informações coletadas receberam um tratamento qualitativo à luz da compreensão e análise mediada teoricamente, na qual pesquisadoras e sujeitos da pesquisa encontraram-se dialeticamente inseridos. Buscamos respaldo teórico em Andrade (2010), Borges (2015), Farias (2013), Kleiman (2007), Marconi (2010), entre outros, bem como em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Sabemos que para ler e escrever, é necessário construir significados e produzir sentidos. A prática pedagógica também necessita ser dialógica e articulada com ações que procurem resgatar a cultura popular de um povo, contribuindo de forma significativa mediante suas especificidades no processo de alfabetização. Assim, verificamos a importância de utilizar as cantigas de roda como um recurso no processo de aprendizagem, visando o desenvolvimento pleno da criança em fase de alfabetização mediante as práticas vivenciadas em sala de aula. Nesta perspectiva, por meio desta pesquisa, constatamos que a mediação feita com as cantigas de roda, no processo de aprendizagem, o professor está possibilitando à criança a construção da sua identidade, bem como o seu desenvolvimento pleno e integral, em que conhecimento é construído de forma lúdica e prazerosa. Podemos inferir que não é necessário separar o brincar do educar, mas promover momentos significativos para a criança aprender brincando.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MÜLLER, Jessica dos Santos et al.. VIVÊNCIAS DO LETRAMENTO DIGITAL: A CONTRIBUIÇÃO DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23566-VIVENCIAS-DO-LETRAMENTO-DIGITAL--A-CONTRIBUICAO-DAS-CANTIGAS-DE-RODA-NO-DESENVOLVIMENTO-DA-LEITURA-E-ESCRITA. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes