CÍRCULO CULTURAL: O MUNDO VISTO DA SALA DE AULA - TRABALHANDO A GEOGRAFIA E A CULTURA NA ESCOLA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CÍRCULO CULTURAL: O MUNDO VISTO DA SALA DE AULA - TRABALHANDO A GEOGRAFIA E A CULTURA NA ESCOLA
Autores
  • Igor Armindo Rockenbach
  • Pedro Henrique de Souza Rafael
  • César Augusto Ferrari Martinez
  • Liz Cristiane Dias
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23564-CIRCULO-CULTURAL--O-MUNDO-VISTO-DA-SALA-DE-AULA---TRABALHANDO-A-GEOGRAFIA-E-A-CULTURA-NA-ESCOLA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Geografia Cultural, Escola, Pibid, Pluralidade Cultural.
Resumo
O presente trabalho visa apresentar o projeto “Círculo cultural: o mundo visto da sala de aula” que está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Antônio Leivas Leite, do município de Pelotas (RS). O projeto tem como intuito abordar os conteúdos geográficos inter-relacionados com a Geografia Cultural em duas turmas do ensino médio da mencionada escola, trazendo atividades que promovam o interesse do aluno pela Geografia e metodologias que auxiliem na abordagem de determinados conteúdos geográficos. O tema se justifica por possuir um caráter social muito importante, à medida que contribui para a valorização das diferentes culturas presentes no mundo e, bem como, para o respeito ao próximo – uma das atribuições da Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 06) definem a pluralidade cultural como um tema imperativo de se trabalhar na escola, percebida a sua importância e transversalidade, assinalando que através dessa temática é possível: “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais”. Metodologicamente, para a elaboração do projeto, utilizou-se da entrevista semiestruturada, para tanto, elaborou-se um questionário que foi entregue para os alunos. Para mais, fez-se uma análise qualitativa dos dados e, a partir disso, definiram-se as atividades do projeto; além disso, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para um aprofundamento no assunto. As atividades elaboradas visam, em um contexto maior, direcionar o objetivo pré-estabelecido, tendo como propósito envolver o aluno na disciplina de Geografia e no momento geográfico criado, sendo as atividades desenvolvidas até o momento as seguintes, a saber: (1) Círculos de Cultura; (2) Mural do Mundo; (3) Atividades práticas; e (4) Confraria Cultural. Pelo fato de o projeto estar em andamento, é possível apresentar apenas resultados preliminares; umas das questões que vem sendo problematizada pelo projeto é a quebra da visão estereotipada das regiões do Brasil e do mundo, o debate que se constrói procura romper com visão generalizada de determinadas culturas. Para mais, é através do conhecimento de culturas diferentes que se contribui no sentido de evitar preconceitos e julgamentos equivocados, sendo essa é uma questão levantada pela oficina. Por fim, o projeto continua a ser construído, levando em consideração as questões já mencionadas e procurando também elaborar novas ações e coletar mais resultados doravante, mas ressalta-se a contribuição propiciada pela abordagem do tema do projeto junto aos alunos, visando construir, cada vez mais, o respeito às diferentes culturas e aos diferentes povos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ROCKENBACH, Igor Armindo et al.. CÍRCULO CULTURAL: O MUNDO VISTO DA SALA DE AULA - TRABALHANDO A GEOGRAFIA E A CULTURA NA ESCOLA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23564-CIRCULO-CULTURAL--O-MUNDO-VISTO-DA-SALA-DE-AULA---TRABALHANDO-A-GEOGRAFIA-E-A-CULTURA-NA-ESCOLA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes