O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA ASSOCIADA À UMA CONCIÊNCIA CRITÍCA: PESQUISA DE PREÇOS RELACIONANDO O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO AO ATUAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA ASSOCIADA À UMA CONCIÊNCIA CRITÍCA: PESQUISA DE PREÇOS RELACIONANDO O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO AO ATUAL
Autores
  • Fernando Parahyba
  • Natali Medeiros dias dos Santos
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23539-O-USO-DA-MODELAGEM-MATEMATICA-ASSOCIADA-A-UMA-CONCIENCIA-CRITICA--PESQUISA-DE-PRECOS-RELACIONANDO-O-VALOR-IDEAL-DO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Salário Mínimo Ideal, Modelagem Matemática, Pesquisa de Preços, Escola/Universidade.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar uma prática docente realizada por bolsista do PIBID da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em sua escola – campo, a Escola Estadual Pedro II, no município de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Durante o ano, buscando melhorar a ação docente e capacitar os bolsistas em sua atividade, teve-se início as atividades do Grupo de Trabalho (GT PIBID) dentro do subprojeto de Matemática, nele foram feitas analises de textos e artigos, culminando em debates e argumentação de ideias. Com o objetivo de encerrar esse período de buscas dentro do grupo, foi proposto que fosse criada uma sequência didática por cada bolsista seguindo algum dos eixos temáticos estudados, para esse trabalho escolheu-se a modelagem matemática, defendida por (Barbosa, 2001). O tema da atividade realizada surgiu numa busca de bolsista e supervisora. Na conversa com os alunos do segundo ano, foi possível perceber um caminho a ser explorado para se trabalhar matrizes, conteúdo que estava sendo abordado pela professora supervisora, com o seguinte questionamento, “Quanto deveria ser o valor do atual salário mínimo considerando-se, conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que Custo Médio Familiar de Alimentação corresponde a 35,71% das despesas de uma família de baixa renda? ”. Os alunos foram divididos em grupos, para que realizassem uma pesquisa de preços nos dez principais mercados da cidade, e que com a câmera de seus telefones celulares capturassem fotos dos produtos para fim de registros, para possíveis dúvidas quanto aos preços. Quando a atividade de ir até os estabelecimentos comerciais foi proposta, procurou-se destacar que a seriedade com que eles desempenhassem a pesquisa, acarretaria numa maior confiabilidade da pesquisa. Ainda buscou-se salientar que tentassem tirar a maior quantidade possível de fotos dos produtos solicitados, de diferentes marcas, bem como observar a quantidade contida em cada uma das embalagens. Quando os alunos retornaram com os dados foram adotados 4 passos: O primeiro, catalogar os dados e observar as variedades de opções em cada mercado, nesse momento foi possível conversar com os alunos instigando-os a observarem, como os produtos podem variar de preço, qualidade e volume dentro de um mesmo supermercado. O segundo momento foi levar os preços a sua forma unitária, para que os alunos pudessem definir qual dos produtos seria a melhor escolha. O terceiro momento, foi reservado para que os alunos montassem as tabelas manualmente e posteriormente com ajuda do Software Excel fazendo assim as operações matriciais. O último momento foi o de relato final de cada grupo perante o problema inicial. Durante o processo de concepção da sequência didática foi possível perceber diversas formas de melhorar o processo de ensinar, sendo seu desenvolvimento de muito enriquecimento para bolsista e professora, destaca-se como pontos positivos da prática o poder mostrar aos alunos uma forma complementar do uso, não apenas das tecnologias e da matemática, mas também uma melhor visão do ponto de vista critico, com fim de mostrar aos alunos uma visão mais ampliada do mundo real.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PARAHYBA, Fernando; SANTOS, Natali Medeiros dias dos; PRESTES, ROSANGELA FERREIRA. O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA ASSOCIADA À UMA CONCIÊNCIA CRITÍCA: PESQUISA DE PREÇOS RELACIONANDO O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO AO ATUAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23539-O-USO-DA-MODELAGEM-MATEMATICA-ASSOCIADA-A-UMA-CONCIENCIA-CRITICA--PESQUISA-DE-PRECOS-RELACIONANDO-O-VALOR-IDEAL-DO. Acesso em: 27/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes