CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DA OFICINA 'SPEAK UP: ENGLISH IS FUN'

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DA OFICINA 'SPEAK UP: ENGLISH IS FUN'
Autores
  • Awdren Alves Köhler
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23531-CONSTRUINDO-SIGNIFICADOS-A-PARTIR-DA-OFICINA-SPEAK-UP--ENGLISH-IS-FUN
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência, Prática, Experiência, Formação, Língua Inglesa.
Resumo
Este artigo teve origem a partir da oficina 'Speak Up: English is Fun', que pertence ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Letras/Língua Inglesa, fomentado na Faculdade Cenecista de Osório (FACOS) e aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Luiz Dêntice, situada na cidade de Tramandaí – RS. O trabalho desenvolvido nas oficinas é caracterizado por ser realizado conjuntamente com a professora titular de Língua Inglesa da escola. Dessa forma, as práticas proporcionadas pelo Programa permitiram à bolsista traçar os seguintes objetivos: refletir sobre a iniciação ao magistério sem vivência docente e até então baseada em teorias aprendidas na Academia; relatar as práticas pedagógicas desenvolvidas na oficina 'Speak Up: English is Fun' e possibilitar uma reflexão em relação à construção de significado a respeito da formação docente como fruto de um processo, tendo o espaço escolar como parte importante da formação do professor. O estudo em questão foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, compreendendo a pesquisa bibliográfica e relato de experiência com base nas vivências proporcionadas pelo Programa. Sendo assim, para este artigo buscou-se apoio em Poedjosoedarmo (2004), Falsetta (2000) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Língua Estrangeira Moderna do ensino fundamental (1998) para fundamentação teórica da posterior realização das práticas aplicadas na escola. Já para o embasamento teórico das questões evidenciadas no relato de experiência, buscou-se as reflexões de Vasconcellos (2009) acerca da formação docente. Considera-se que as primeiras interações na sala de aula foram conflitantes com as ideias que adquirimos na Academia, ao longo do tempo percebemos que é possível estabelecer o equilíbrio entre a teoria e a prática. Inicialmente as atividades lúdicas voltadas ao vocabulário da Língua Inglesa foram muito bem recebidas por parte dos alunos, porém, com o amadurecimento de alguns deles e a entrada na puberdade, uma parcela da turma perdeu o interesse pelos jogos didáticos, deixando as turmas bem divididas entre os alunos que apreciavam a realização de atividades lúdicas e os que pensavam ser uma proposta de cunho infantil, surgindo então outro desafio: saber dosar as atividades para tentar contemplar os dois grupos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

KÖHLER, Awdren Alves. CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DA OFICINA 'SPEAK UP: ENGLISH IS FUN'.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23531-CONSTRUINDO-SIGNIFICADOS-A-PARTIR-DA-OFICINA-SPEAK-UP--ENGLISH-IS-FUN. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes