DAS CAVERNAS AO E-MAIL. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDOS PELO PIBID.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
DAS CAVERNAS AO E-MAIL. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDOS PELO PIBID.
Autores
  • Juliana Cecília Sestrem
  • Cristina Ortiga ferreira
  • Bruna Rúbia dos Santos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23526-DAS-CAVERNAS-AO-E-MAIL-RELATOS-DE-EXPERIENCIAS-VIVIDOS-PELO-PIBID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Letramento digital, PIBID, Pedagogia.
Resumo
Desde as mais remotas formas de registro até os mais recentes instrumentos digitais a comunicação passou por um período de evolução imenso até chegar à forma como conhecemos. O presente relato apresenta as ações e resultados do projeto “Das cavernas ao e-mail” vivenciado ao longo do ano de 2014 pelo PIBID Pedagogia da Universidade da Região de Joinville – Univille, com uma turma de segundo ano da Escola Municipal João Costa em Joinville/ SC. Buscou-se desenvolver ações que contribuíssem para a interação e comunicação entre as crianças, familiares e comunidade escolar, utilizando estratégias didático-pedagógicas desafiadoras e provocadoras, que considerassem as hipóteses e estratégias dos alunos na produção da escrita, entendida como um dos veículo para a promoção da inclusão social e exercício da cidadania. Partindo do Letramento digital, foram trabalhadas diferentes formas de registro e gêneros textuais. Diferentes suportes também foram experenciados e segundo o relato e avaliação da turma as ações mais significativas envolveram a troca de cartas entre os colegas onde, além de acompanharem o processo de envio ao correio ficaram na expectativa da entrega pelo carteiro, e o cartão de aniversário enviado por cada aluno, por email, para a professora de Artes que estava de aniversário e que para alegria e surpresa das crianças foi agradecido logo após o envio. A autoavaliação de todos os envolvidos: alunos, professores e acadêmicos bem como feedback constituiu-se também um elemento imprescindível. A popularização das novas tecnologias na sociedade exige que a educação se aproxime da utilização da comunicação digital por isso para estas crianças cujo acesso a tecnologia digital, não é ainda tão cotidiano, este projeto foi significativo.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SESTREM, Juliana Cecília; FERREIRA, Cristina Ortiga; SANTOS, Bruna Rúbia dos. DAS CAVERNAS AO E-MAIL. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDOS PELO PIBID... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23526-DAS-CAVERNAS-AO-E-MAIL-RELATOS-DE-EXPERIENCIAS-VIVIDOS-PELO-PIBID. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes