A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Leticia Caroline de Oliveira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23524-A-RELACAO-PROFESSOR-ALUNO-E-SUA-INFLUENCIA-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-NO-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Relação Professor-aluno, Aulas de Educação física, Práticas corporais.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a relação professor-aluno, baseado em acontecimentos observados na disciplina de Educação Física no Ensino Médio da Escola Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg. Trata-se de um relato de experiência resultante da iniciativa do subprojeto denominado “A perspectiva da cultura corporal em distintos contextos da formação docente na Educação Física escolar” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. A inserção na escola acompanhando a professora desta disciplina - seja observando, auxiliando na rotina, na organização das atividades coletivas - nos permitiu olhar de forma mais apurada sobre o desenvolvimento das aulas de Educação Física e identificar uma dificuldade: uma parte dos alunos insiste em jogar futsal e não aceita conhecer novos conteúdos. Então, tomando por base a perspectiva da cultura corporal, o ensino e o aprendizado de outras manifestações corporais têm sido visto com um dos maiores desafios neste contexto da Educação Física. Essa preocupação não está desvinculada ao entendimento do professor como o mediador, aquele que deve ter uma relação empática com seus alunos, e capacidade de ouvir, refletir, discutir o nível de compreensão dos mesmos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles. Nesse papel, o docente tem o desafio de estimular novas aprendizagens entre os alunos e, particularmente, nas aulas de Educação Física, fazer com que os mesmos reflitam que não existem apenas os esportes hegemônicos e que outras possibilidades de práticas corporais sistematizadas podem ser tão ou mais interessantes. Contudo, tornar a escola um lugar agradável para aprendizagens significativas não depende somente do trabalho do professor e sua disciplina, é preciso uma participação efetiva e conjunta de outros funcionários da escola e professores, da família e dos alunos. Estas são as primeiras constatações deste estudo, em fase de desenvolvimento, sobre a relação-professor nas aulas de Educação Física.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Leticia Caroline de. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23524-A-RELACAO-PROFESSOR-ALUNO-E-SUA-INFLUENCIA-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes