UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LOGARITMO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LOGARITMO
Autores
  • Maiara Aline Junkerfuerbom
  • Edilaine Meurer Bruning
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23512-UMA-EXPERIENCIA-COM-O-ENSINO-DE-LOGARITMO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Logaritmo, Dialética ferramenta-objeto, ensino-aprendizagem.
Resumo
Este é um relato de uma das experiências que a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da Unioeste, campus Cascavel, nos oportunizou. Desenvolvemos atividades com alunos do Ensino Médio para a introdução do conteúdo de logaritmos, com base na teoria dialética ferramenta-objeto. Esta teoria foi desenvolvida por Régine Douady, analisando a forma como os problemas matemáticos eram resolvidos. Nesta teoria os conceitos transitam entre ferramenta e objeto. As ferramentas são os conceitos já institucionalizados pelos alunos e as situações didáticas que são propostas pelo professor. A partir da resolução de tais situações, é possível propiciar o desenvolvimento de novos conceitos, o que a autora considera como novo objeto. Nesta teoria os alunos aprendem por necessidades próprias e não por imposições. Ao professor cabe o papel de criar situações que gerem nos alunos esta necessidade em aprender. Com aspectos relacionados à teoria, a proposta didática por nós elaborada ficou composta por duas amplas atividades. A primeira atividade foi um experimento realizado com cartas distintas de baralho, cujo objetivo era que os alunos generalizassem tal situação, tendo como produto final uma inequação, em que para resolvê-la era necessário o conceito de logaritmo, com isto a segunda atividade continha um quadro que os alunos completaram usando os conhecimentos de potenciação, o que auxiliou na construção deste novo objeto para então resolverem a inequação. Observamos o envolvimento dos alunos durante as atividades, uns colaborando com os outros, de forma que compreendessem o que estava sendo realizado. Com isso entendemos que precisamos dar oportunidade dos alunos construírem seu conhecimento, levando-os a vivenciarem situações que eles sintam a necessidade de pensar sobre tais conteúdos e compreendam a relação entre esses conteúdos e a sua aplicação na sociedade. Além disso, esta experiência nos proporcionou momentos de aprendizagem e reafirmou a nossa escolha pela profissão de ser professor, pois tivemos a oportunidade de unirmos a teoria e a prática e percebermos que novas metodologias fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JUNKERFUERBOM, Maiara Aline; BRUNING, Edilaine Meurer. UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LOGARITMO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23512-UMA-EXPERIENCIA-COM-O-ENSINO-DE-LOGARITMO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes