FICÇÃO E REALIDADE NOS CONTOS DE FADAS – A LITERATURA EM SALA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FICÇÃO E REALIDADE NOS CONTOS DE FADAS – A LITERATURA EM SALA
Autores
  • Bruna Caroline Leite
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23508-FICCAO-E-REALIDADE-NOS-CONTOS-DE-FADAS--A-LITERATURA-EM-SALA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Literatura, Ficção, Realidade, Leitor
Resumo
Este artigo se fundamenta na abordagem da relação entre a literatura infanto juvenil e seu aproveitamento como instrumento didático-pedagógico para o desenvolvimento das aulas de literatura na Educação Básica. Através da literatura, é possível criar um paralelo entre a atuação docente em sala de aula e os sentidos presentes nos textos escolhidos para abordagem, visando à formação de professores. Nessa perspectiva, o professor pode estimular o gosto pela leitura de textos literários, em que a ficção e a fantasia se mostram como eixo norteador dos sentidos, quase sempre encobertos; a formação de leitores conscientes de sua função crítica e reflexiva, buscando confrontar a fantasia com a realidade conhecida pelos alunos, tornando a sala de aula um espaço privilegiado para discutir a leitura em nível mais elevado. Trata-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, quando o texto literário é suporte para abordagens didático-pedagógicas com vistas à construção da consciência dos alunos, e também do professor, quanto às possibilidades proporcionadas pela literatura e seu aproveitamento em sala de aula da Educação Básica, especificamente em salas do 9º Ano e 1ª série do Ensino Médio. A partir dessa perspectiva, será possível ao professor mostrar aos alunos o universo de relações possíveis oferecidos pela literatura infanto juvenil, particularmente os contos de fadas, mostrando como trabalhar com sentimentos contraditórios, muito comuns nessa faixa de idade; o aproveitamento das instâncias do texto como possíveis posicionamentos éticos e morais, elementos auxiliares para a formação da personalidade dos educandos. Durante esse processo, o professor pode atingir o nível de relação satisfatório entre teoria e prática, entre a ficção da literatura e a realidade vivenciada por seus alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de perceber que a literatura se realiza a partir da presença do leitor no texto, de sua forma de ver a ficção, a fantasia como possibilidades de análise da realidade concreta.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

LEITE, Bruna Caroline. FICÇÃO E REALIDADE NOS CONTOS DE FADAS – A LITERATURA EM SALA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23508-FICCAO-E-REALIDADE-NOS-CONTOS-DE-FADAS--A-LITERATURA-EM-SALA. Acesso em: 20/04/2024

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