UMA CRIANÇA COM SEU OLHAR: EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO ESTUDANTES NOS SEUS ANOS INICIAIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
UMA CRIANÇA COM SEU OLHAR: EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO ESTUDANTES NOS SEUS ANOS INICIAIS
Autores
  • Gabriela Zucki Bagatini
  • Marcele Sachete Dorneles
  • Bruno Minuzzi Lanes
  • Míria Jair Vieira de Souza
  • Elizara Carolina Marin
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23501-UMA-CRIANCA-COM-SEU-OLHAR--EDUCACAO-FISICA-SEGUNDO-ESTUDANTES-NOS-SEUS-ANOS-INICIAIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Física, Conteúdo, Anos Iniciais
Resumo
Este estudo investiga a compreensão de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o componente curricular Educação Física. Com a inserção dos bolsistas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto dos Anos Iniciais surgiu a necessidade dessa compreensão, visto que é necessário para todo professor ter uma base dos conhecimentos ou informações que os estudantes já possuem sobre a cultura corporal para daí sim dar início a um planejamento organizado que atenda realmente as necessidades dos alunos. A atuação como bolsista de Iniciação à Docência foi desenvolvida no Subprojeto Educação Física, com os Anos Iniciais, em uma escola Estadual localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O material em análise derivou do trabalho desenvolvido na atuação pedagógica com os estudantes dos anos iniciais de 1º à 5º ano, totalizando 110 alunos, que se dispuseram a descrever sobre a Educação Física Escolar. A proposição era de que, por meio de desenho ou da escrita, os alunos respondessem a seguinte questão: “Para você, o que é Educação Física Escolar?”. Utilizamos como possibilidade para a resposta também o desenho, pois conforme Piaget (1973, apud Pereira,1988, p.2) trata-se de uma das manifestações semióticas, ou seja, uma das formas através das quais a função de atribuição de significação se expressa e se constrói. Huizing (1971, p.33) defende que “o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um ?m em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”. Acreditamos o jogo como conteúdo do componente curricular Educação Física Escolar, principalmente nos Anos Iniciais, atrai os alunos, envolve-os e possibilita interagir. Freire e Scaglia (2003, apud Rangel e Darido, 2005, p.157), ressaltam que o jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, se concretiza, quando as pessoas praticam esportes, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam". Identificamos por meio dos registros escritos e dos desenhos que a concepção dos alunos sobre a Educação Física Escolar, baseia-se fundamentalmente no conteúdo esporte, em especial, no que se refere aos 5º, 4º e 3º anos. O 2º ano destacou o pular corda, brincadeiras diversas e jogos tradicionais, além do esporte futebol. O 1º ano, além do esporte, deu ênfase ao brincar de boneca (meninas) e de carrinho (meninos). Este dado é importante, pois destaca que, antes mesmo de acederem ao componente curricular Educação Física, já relacionam como sinônimo de esporte. A observação preliminar das respostas elaboradas pelos alunos dos anos iniciais permitem identificar tanto a influência expressiva dos meios de comunicação em relação à compreensão das crianças envolvidas no Projeto sobre a Educação Física. Nesse sentido, destacamos a relevância de abarcar as mais diferentes experiências de movimento nos Anos Iniciais, a fim de ampliar a concepção dos alunos sobre a cultura corporal.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BAGATINI, Gabriela Zucki et al.. UMA CRIANÇA COM SEU OLHAR: EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO ESTUDANTES NOS SEUS ANOS INICIAIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23501-UMA-CRIANCA-COM-SEU-OLHAR--EDUCACAO-FISICA-SEGUNDO-ESTUDANTES-NOS-SEUS-ANOS-INICIAIS. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes