INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM: A IMPORTÂNCIA DE DESENHOS ESQUEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM: A IMPORTÂNCIA DE DESENHOS ESQUEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Juliana Benassi Marinho
  • Vera Lúcia Bahl de Oliveira
  • Vitória Jahn
  • Daniela Cristina Lopes Rejan
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23492-INTERPRETACAO-DE-IMAGEM--A-IMPORTANCIA-DE-DESENHOS-ESQUEMATICOS-NO-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Biologia, Desenho esquemático, Educação
Resumo
O desenho é um modo que as crianças podem expressar o que sentem e pensam sobre si mesmas e o mundo onde estão inseridas. A criança logo no início de seu desenvolvimento aprecia ter um lápis a sua disposição para rascunhar linhas e desenhos. No ensino infantil é estimulada a produzir desenhos, uma grande forma de associar o mundo em que vive. Concomitante com os desenhos, na escola criança já é inserida na grafia, forma pela qual passará sua vida escolar aprendendo, se comunicando, produzindo atividades. Essa supressão do desenho em detrimento da grafia gera, muitas vezes, um conflito cognitivo na criança. Essa situação também é vivenciada no Ensino Fundamental, onde o aluno passa a interpretar textos em livros e memorizar nomes. Na educação infantil a criança é incentivada a produzir desenhos para representar pessoas e objetos. Uma forma viável do aluno compreender a biologia – principalmente em relação às características morfológicas dos seres vivos e seus ciclos de vida – é na forma de desenhos e esquemas apresentados tanto pelo professor como em imagens do livro didático. O que se têm observado nos estudantes do ensino médio é uma completa desconexão com a imagem apresentada e o conteúdo escrito. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar se o aluno que está hoje no ensino médio é capaz de associar o conteúdo ministrado em sala com esquematizações e desenhos sobre o assunto. Para isso foi realizada uma atividade onde os alunos interpretavam um texto do quadro e transcreviam em um desenho esquemático. Os resultados obtidos neste trabalho poderão levar a uma maior compreensão da necessidade do aluno quanto a signos que podem servir como ferramenta para melhor entendimento do conteúdo. Professores devem ficar atentos em suas metodologias, observar mais a turma, levando em conta suas necessidades de aprendizado e sua dinâmica. Cada turma é diferente e apresenta diferentes necessidades de estratégias para aprender certos conteúdos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MARINHO, Juliana Benassi et al.. INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM: A IMPORTÂNCIA DE DESENHOS ESQUEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23492-INTERPRETACAO-DE-IMAGEM--A-IMPORTANCIA-DE-DESENHOS-ESQUEMATICOS-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes