A LEI 10639/03 NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFPEL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A LEI 10639/03 NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFPEL
Autores
  • Alex Sandro Amaral Pereira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23471-A-LEI-1063903-NO-CONTEXTO-DO-CURSO-DE-LICENCIATURA-EM-GEOGRAFIA-DA-UFPEL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Lei 10639/03, Educação, Universidade e Geografia
Resumo
Resumo: Este trabalho é parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), realizado pelo autor, que teve o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), como propulsor ao tema proposto, com as suas oficinas itinerantes referente a Cultura Afro Brasileira, o trabalho teve o intuito de investigar as concepções acerca da Lei 10639/03 importante na educação formadora de professores, para que em um futuro estes venham poder atuar em escolas, e assim propiciarem conhecimentos a fim de contribuir para a formação de alunos atuantes em uma sociedade cada vez mais elitizada. O assunto proposto no trabalho, a Lei 10639/03 foi sancionada para corrigir as desigualdades sociais que acontecem no território brasileiro e também para reafirmar as Políticas Públicas de Ações Afirmativas, a mesma veio alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9394/06). As políticas de ações afirmativas quando estabelecidas, são formuladas com o intuito de reparar um problema educacional que assola o país desde sempre, pois o desnivelamento entre o branco e negro ainda perdura, mesmo que nestes últimos anos seja menor esta incidência, porém os números ainda são marcantes na educação do país. Com isso deve-se buscar soluções não apenas no ingresso na educação desta etnia, mas apoiar-se em projetos e programas voltados para uma educação inclusiva, forte e marcante na ajuda da sua formação. O tema é relevante para a construção de uma sociedade desprovida de qualquer preconceito racial, pois é necessário que se respeite qualquer assunto referente à matriz da História da Cultura Afro-Brasileira, o trabalho serviu para pesquisar se o tema proposto é devidamente tratado nos métodos utilizados pelos docentes, ou se a figura do negro ainda é colocada de uma forma estereotipada, ocasionando toda uma controvérsia no teor do que a lei propõe. A investigação foi realizada no curso de Licenciatura em Geografia da UFPEL, com alunos, professores e coordenador do curso.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

PEREIRA, Alex Sandro Amaral. A LEI 10639/03 NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFPEL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23471-A-LEI-1063903-NO-CONTEXTO-DO-CURSO-DE-LICENCIATURA-EM-GEOGRAFIA-DA-UFPEL. Acesso em: 26/04/2024

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