O PIBID NA ESCOLA: SINTONIZANDO OS SABERES ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO E DA COLETIVIDADE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O PIBID NA ESCOLA: SINTONIZANDO OS SABERES ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO E DA COLETIVIDADE
Autores
  • Andréia Cristina de Souza Lang
  • Daniele Galvão Mathias
  • Janine Lopes Ott
  • Carmen Anita Hoffmann
  • Zilda Mara Ferraz Mendes
  • Josiane Silva Rita
  • Luziane Farias Nunes
  • Vinicius de Oliveira Ângelo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23464-O-PIBID-NA-ESCOLA--SINTONIZANDO-OS-SABERES-ATRAVES-DA-COMUNICACAO-E-DA-COLETIVIDADE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, coletividade, comunicação, rádio
Resumo
Este texto apresenta a proposta de intervenção do grupo interdisciplinar do PIBID/UFPel na Escola Areal, que é a de implantação de uma rádio. Para tanto buscou-se aporte teórico em FREIRE (2004; 2014); LIMA (2006). A rádio foi o primeiro meio de comunicação a ser desenvolvido e ainda é um meio de comunicação muito usado na realidade brasileira abrangendo todas as classes sociais. Em algumas cidades mais distantes, menos desenvolvidas e de difícil acesso pode ser o principal meio de comunicação a outras cidades e regiões. Um meio de comunicação que conseguiu se ressignificar e se atualizar com o passar do tempo mantendo seu espaço no mercado midiático, sendo uma metodologia diferenciada para a educação que está necessitando de inovações para manter os alunos envolvidos com o contexto escolar. A criação do projeto da rádio foi uma ação que partiu do resultado das observações interdisciplinares feitas pelos participantes do PIBID na escola Areal em 2014 que constatou a necessidade de um maior envolvimento dos alunos com o contexto escolar e a socialização entre eles estreitando a deficiência no processo de comunicação escola-aluno podendo melhorar o processo ensino-aprendizagem na escola provocando ações de coletividade e autonomia dos alunos. A rádio proporcionará aos alunos construírem um vínculo de pertencimento à escola, pois eles também serão responsáveis pelo seu funcionamento junto com os pibidianos encarregados pelo projeto, tanto na participação efetiva da transmissão quando na sugestão da programação da mesma. Como o tema do PIBID na escola é a coletividade, o propósito da rádio é contribuir para uma maior expressão por parte dos alunos e maior interação e comunicação com a comunidade escolar, promovendo a valorização da identidade cultural do sujeito. Foram sugeridas pelos pibidianos atividades para serem realizadas dentro da rádio: pensamentos do dia, rádio-correio, um show de talentos, e uma rádio novela de forma a incentivá-los a trabalharem em grupos e a aprenderem a se expressar publicamente, se aproximando da rádio, tornando-se ativos para perceberem que esse espaço é deles. Uma preocupação que o grupo teve é de envolver os alunos nessa ação, visando que a radio fique permanente na escola, independente do grupo de pibidianos que nela esteja atuando. Já foi definido o local de funcionamento da rádio na Escola, disponibilizados materiais para a instalação e indicado os que ainda são necessários. Dessa maneira, após muito trabalho e proposições, esta ação está prestes a se consolidar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LANG, Andréia Cristina de Souza et al.. O PIBID NA ESCOLA: SINTONIZANDO OS SABERES ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO E DA COLETIVIDADE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23464-O-PIBID-NA-ESCOLA--SINTONIZANDO-OS-SABERES-ATRAVES-DA-COMUNICACAO-E-DA-COLETIVIDADE. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes