PIBID NA ESCOLA: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULAVEIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID NA ESCOLA: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULAVEIS
Autores
  • Daniele Galvão Mathias
  • Mariana da Silva Basilio
  • Josiane Silva Rita
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23462-PIBID-NA--ESCOLA--O-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-MATEMATICA-POR-MEIO-DE-MATERIAIS-MANIPULAVEIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, aprendizagens, inovações
Resumo
• Este texto apresenta a proposta de intervenção de parte do grupo disciplinar do PIBID/ Matemática UFPEL na Escola Areal, as oficinas aqui relatadas ocorrem desde 2012 em diferentes turmas e modalidades, as mesmas foram elaboradas conforme as dificuldades dos alunos. Nossos objetivos foram:contribuir com as aulas dos professores sugerindo atividades que poderiam despertar a intuição matemática, criar oportunidades onde os alunos encontrassem respostas, realizando experiências, descobrindo propriedades, estabelecendo relações entre essas propriedades, chegando a determinados conceitos através da construção de hipóteses, incentivar o trabalho em grupo, de modo que os alunos podiam desenvolver habilidades de comunicação, formalização de críticas, havendo a troca de ideias, de impressões e conclusões, alem de levar os professores a analisar, experimentar e criticar todas as atividades propostas.Vejamos algumas das oficinas: Aplicações da Matemática Financeira Através de Recursos Tecnológicos na EJA, Para a realização da mesma utilizamos como recurso encartes de lojas do comércio local, com o objetivo de fazer a ligação entre a matemática escolar e o cotidiano do aluno.Supomos uma família fictícia e os alunos tiveram que fazer planejamento mensal a partir de uma renda fixada, em um segundo momento essa renda era acrescida para que pudessem tentar fazer o financiamento de uma casa através do simulador da Caixa Econômica Federal,Construindo com a Matemática em meio a oficina anterior os alunos da EJA nos questionaram a respeito de já terem um terreno ou um imóvel a ser reformado então como fariam para economizar e realizar este empreendimento. Foi então que surgiu a oficina Construindo com a Matemática, esta dividida em cinco etapas. Mas a sua essência versou em por meio da modelagem Matemática construir uma casa, nessa oficina os alunos planejaram todo o procedimento desde a planta. A Matemática das Dobraduras, visando atender ao pedido da professora titular da turma, elaborou-se uma oficina de geometria, que trabalhou os conceitos básicos os quais os alunos de Ensino Médio Politécnico não recordavam, o diferencial desta oficina é que foi trabalhada simultaneamente com aluno do quinto ano do nível fundamental, e o segundo ano do ensino médio politécnico, basicamente trabalharam-se conceitos de aresta, bissetriz dentre outros por meio de origamis. Após a aplicação de cada oficina sempre tivemos a preocupação de fazer uma reflexão sobre a mesma levando em consideração o que os professores titulares nos passavam, o motivo dessas dentre outras oficinas ainda estarem ocorrendo dessa maneira até hoje e serem aplicadas ano a ano em turmas diferentes é que segundo os professores as oficinas contribuíram em alguns pontos específicos, o que os levou a incorporar em seus trabalhos uma dinâmica diferente, no sentido de transformar a matemática em uma ferramenta útil e desafiadora, ao invés de uma barreira intransponível.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MATHIAS, Daniele Galvão; BASILIO, Mariana da Silva; RITA, Josiane Silva. PIBID NA ESCOLA: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULAVEIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23462-PIBID-NA--ESCOLA--O-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-MATEMATICA-POR-MEIO-DE-MATERIAIS-MANIPULAVEIS. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes