A ATUAÇÃO DO PIBID ENQUANTO FORMA DE REFLEXÃO DA PRÁXIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A ATUAÇÃO DO PIBID ENQUANTO FORMA DE REFLEXÃO DA PRÁXIS
Autores
  • Vanessa da Silva da Silveira
  • Taina Pereira
  • LUIZ HENRIQUE BERTI
  • MIRELLI BIANCO MONTEGUTTI
  • Sirio Pinto de Menezes Neto
  • vania vitorio
  • Viviane Ribeiro Pereira
  • Sérgio de oliveira junior
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23455-A-ATUACAO-DO-PIBID-ENQUANTO-FORMA-DE-REFLEXAO-DA-PRAXIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavras chave: Educação Física, Práxis Docente, Iniciação à Docência.
Resumo
Resumo: O presente trabalho é parte do plano de atividades do PIBID/UNESC – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade do Extremo Sul Catarinense, organizado institucionalmente no subprojeto de Educação Física. A atuação nas aulas nos fez repensar sobre a importância da reflexão sobre a práxis docente, sendo necessário para isso, segundo Weffort (1995) o direcionamento do olhar, tendo pontos de observação pré-estabelecidos, para obter uma observação melhor da situação.Percebemos no decorrer das aulas, algumas situações que poderiam ter sido realizadas de uma forma diferente para serem mais produtivas, surgindo-nos a seguinte problemática: Qual a importância da reflexão crítica da práxis pedagógica para a organização da atividade de ensino? Nosso objetivo é compreender como a reflexão da práxis pode contribuir para uma melhora na aula e na formação docente, sendo estes um dos objetivos do PIBID, proporcionar a Iniciação Docente. A partir de encontros quinzenais na universidade e na presença semanal nas escolas, tivemos a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica com turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental II, o que nos fez considerar que a metodologia utilizada nas aulas influência no processo de ensino-aprendizagem, onde Coletivo de Autores aborda algumas formas de tratar o conhecimento levando em consideração os ciclos de escolarização, princípios para a escolha do conteúdo, e ainda formas para a sistematização e organização dos mesmos. Desta forma, para estudo e reflexão utilizamo-nos dos seguintes autores: Freire (2011), Coletivo de Autores (1992), Concherini (2009), Perin (2009) Tardif (2005). Neste sentido, Freire (2011) aponta a reflexão da prática docente realizada ontem ou hoje como forma de aprimoramento das práticas futuras, onde Concherini (2009) e Perin (2009) trazem a importância da troca de experiência com outros professores e membros da comunidade escolar. Estes autores nos fizeram perceber a estima da reflexão sobre a práxis, a troca de experiências e diálogos com outros professores e componentes institucionais, contribuindo para a construção da formação da identidade dos docentes iniciantes ou em formação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVEIRA, Vanessa da Silva da et al.. A ATUAÇÃO DO PIBID ENQUANTO FORMA DE REFLEXÃO DA PRÁXIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23455-A-ATUACAO-DO-PIBID-ENQUANTO-FORMA-DE-REFLEXAO-DA-PRAXIS. Acesso em: 16/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes