A IDENTIDADE DO PEDAGOGO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A IDENTIDADE DO PEDAGOGO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores
  • Leisa Aparecida Gviasdecki de Oliveira
  • Nelise Daniele Moçinski
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23440-A-IDENTIDADE-DO-PEDAGOGO-ESCOLAR--REFLEXOES-SOBRE-A-PRATICA-PEDAGOGICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Pedagogo. Prática pedagógica. Identidade profissional. Experiência e formação. Pedagogia.
Resumo
Nos últimos anos, promoveram-se muitos debates em relação à função do pedagogo escolar, a prática exercida por esse profissional na construção da sua identidade. Nas observações realizadas a partir dos Estágios Supervisionados identificamos especificamente o trabalho a ser desenvolvido pela pedagoga e as atribuições recebidas por ela, no exercício da função. Tais atribuições perdem o foco do trabalho pedagógico, pois envolvem situações que não condizem com a função do pedagogo, ocupando-se em resolver os problemas que se apresentam na escola tais como: falta de professores; reposições de aula; atendimento aos pais e alunos; questões corriqueiras que os professores poderiam resolver em sala; indisciplinas dos alunos, envolvendo principalmente o comportamento. Diante das situações vivenciadas, questiona-se: Qual é a função do pedagogo? O que caracteriza a função do pedagogo e o trabalho pedagógico? Cabe entender, que a função atribuída ao pedagogo condiz com a organização da escola e o sistema de ensino no qual ela está inserida. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar elementos que configuram a função do pedagogo, envolvendo para além do organizar, criar e sistematizar instrumentos que qualifiquem a prática educativa e a ação pedagógica. A função da organização pedagógica implica redirecionamento e esclarecimento coletivo do sentido da escola, tais como: atendimento pedagógico articulando o processo de ensino e aprendizagem; formação continuada dos professores; planejamento de ações que promovam a aprendizagem. Esta escrita refere-se às experiências obtidas por meio de observações da função de uma pedagoga em exercício e o modo como desenvolve seu trabalho. Essas experiências foram construídas durante os estágios realizados por duas graduandas do 2º ano do Curso de Pedagogia da Unioeste - Campus de Francisco Beltrão, em uma Escola Estadual do Paraná, que atende o Ensino Fundamental e Médio. Para Saviani (2012) o pedagogo escolar é aquele que domina sintética e intencionalmente as formas de organização dos processos de formação cultural que se dão no interior das escolas. O pedagogo tem como função principal à formação e difusão cultural, política e social, uma vez que o processo de emancipação é um processo de tomada de decisão. Portanto, compreendemos que a função do pedagogo não está restrita apenas em resolver quaisquer problemas que aparecem nas escolas, mas sim, de articular intencionalmente o trabalho pedagógico. Entende-se segundo Franco (2008, p. 128) que “coordenar o pedagógico será instaurar, incentivar, produzir constantemente um processo reflexivo, prudente, sobre todas as ações da escola, com vistas à produção de transformações nas práticas cotidianas”. Significa dizer que o pedagogo precisa criar espaços de articulação com o processo reflexivo, que deverá abranger todo o coletivo da escola, especialmente os professores e a equipe de gestão, estabelecendo a repercussão no ambiente escolar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, Leisa Aparecida Gviasdecki de; MOÇINSKI, Nelise Daniele. A IDENTIDADE DO PEDAGOGO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23440-A-IDENTIDADE-DO-PEDAGOGO-ESCOLAR--REFLEXOES-SOBRE-A-PRATICA-PEDAGOGICA. Acesso em: 25/04/2024

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