APLICAÇÃO E ANÁLISE DA ESCALA DE INTENSIDADE DE SUPORTE – SIS EM JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-1
Título do Trabalho
APLICAÇÃO E ANÁLISE DA ESCALA DE INTENSIDADE DE SUPORTE – SIS EM JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Autores
  • ELISIANE PERUFO ALLES
  • Iasmin Zanchi Boueri
  • Sabrina Fernandes de Castro
  • Eliana da Costa Pereira de Menezes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23433-APLICACAO-E-ANALISE-DA-ESCALA-DE-INTENSIDADE-DE-SUPORTE--SIS-EM-JOVENS-E-ADULTOS-COM-DEFICIENCIA-INTELECTUAL-NO-E
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Especial, Validação, Avaliação, Deficiência Intelectual, Escala de Intensidade de Suporte/Apoios.
Resumo
O conceito de deficiência intelectual (DI) vem sofrendo modificações e a atual definição vem sendo apresentada desde a Conferência Internacional sobre Deficiência Intelectual ocorrida no Canadá em 2001, já no ano de 2010 a American Association on Mental Retardation (AAMR), atualmente designada American Association of Intellectual and Developmental Disability (AAIDD) adotou uma nova definição de deficiência intelectual, com essa nova definição a DI é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo expressas nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas originando-se antes dos dezoitos anos de idade. Ao considerar a evolução do conceito de deficiência intelectual e a necessidade de formas mais atualizadas de avaliar os comportamentos adaptativos de jovens e adultos com deficiência intelectual na realidade brasileira, foi iniciada a realização do Projeto SIS o qual tem como objetivo adaptar e validar a Escala de Intensidade de Suporte (SIS) para a realidade brasileira. A finalidade desse instrumento é mensurar a intensidade da necessidade de suporte/apoio da qual uma pessoa com deficiência intelectual precisa para relacionar-se, viver e conviver de acordo com as demandas da sociedade atual (Thompson et al., 2004). Desta forma o projeto “Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil” além de contribuir com a validação da SIS, tem como objetivo aplicar a Escala de Intensidade de Suporte em jovens e adultos com deficiência intelectual residentes no interior do Rio Grande do Sul, tendo como meta mínima 66 jovens e adultos com deficiência intelectual utilizando como procedimento quatro etapas sendo elas: contato inicial com as entidades; agendamento das visitas “in loco”; aplicação da Escala de Intensidade de Suporte e procedimento de análise de dados. Com a mudança na definição de deficiência intelectual a ênfase dada é na elaboração e disponibilização de apoios individualizados, desta forma a SIS torna-se um instrumento adequado para avaliar as necessidades de apoio de jovens e adultos com DI possibilitando o planejamento do apoio do qual o sujeito ira necessitar. Assim, a partir da aplicação buscando com vistas a validar a escala na realidade brasileira, foi possível perceber que a SIS também pode ser usada para medir o impacto de programas e serviços nos sujeitos participantes bem como determinar recursos ou subsidiá-los. Assim, além da perspectiva da inserção do acadêmico em Instituições Especializadas de Educação Especial, um dos lócus de atuação do profissional graduado em Educação Especial, apresentamos dados como níveis de suporte/apoio, esses dados poderão constituir-se como dicas (informações) para os professores, as escolas, desenvolverem planos de ensino individualizados para essas pessoas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ALLES, ELISIANE PERUFO et al.. APLICAÇÃO E ANÁLISE DA ESCALA DE INTENSIDADE DE SUPORTE – SIS EM JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23433-APLICACAO-E-ANALISE-DA-ESCALA-DE-INTENSIDADE-DE-SUPORTE--SIS-EM-JOVENS-E-ADULTOS-COM-DEFICIENCIA-INTELECTUAL-NO-E. Acesso em: 27/04/2024

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