INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/PIBID/UNIOESTE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/PIBID/UNIOESTE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • SILVANE NAZARIO DA SILVA
  • Henrique darci Telles Maier
  • Getânia Fátima Zoia
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23420-INSERCAO-DOS-ACADEMICOS-DO-CURSO-DE-PEDAGOGIAPIBIDUNIOESTE-NA-ESCOLA--RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Prática pedagógica, Plano de aula
Resumo
Algumas escolas da rede pública municipal de ensino de Cascavel – Paraná, a partir de 2009, contam com a inserção dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Estes alunos, em processo de formação, participam das atividades escolares em instituições de ensino selecionadas pelo programa, com a oportunidade de observar, analisar e vivenciar a prática pedagógica, corroborando para sua formação. As ações do programa PIBID estão centradas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente do 1º ao 3º ano, pois atenta ao processo de alfabetização. Desta forma, o programa possibilita para os acadêmicos um fator importante, qual seja, a troca de experiências entre o profissional que já está em sala de aula e o que está em processo de formação. Considerando a importância deste para a formação de professores, objetivamos neste trabalho introduzir uma discussão acerca de uma das práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de 2º ano, na Escola Dilair Silvério Fogaça, campo de inserção de um grupo de bolsistas no ano de 2015, no período vespertino. Entre as ações propostas pelo PIBID realizamos a observação/ação na sala de aula e posteriormente algumas regências, que partiram da elaboração de planos de aula em consonância com o Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e com as observações realizadas em sala de aula. Esta experiência resultou em práticas que procuraremos relatar, com a intenção de apresentar alternativas utilizadas na abordagem de conteúdos, estimulando o desenvolvimento/aprendizagem dos alunos. Nosso propósito focaliza o trabalho com o conteúdo “tradições culturais”, sugerido pelo professor regente da turma, desenvolvido pelo bolsista em sua docência, contemplando as brincadeiras de antigamente e as brincadeiras atuais. Para tanto, o plano foi estendido a mais de uma aula para que os alunos pudessem realizar uma pesquisa direcionada aos familiares, e com os dados em mãos, a aula foi desenvolvida de forma interdisciplinar, integrando Língua Portuguesa, Matemática e História. Utilizaremos como fonte para a elaboração deste artigo os diários de bordo dos bolsistas que relatam suas memórias, o plano de aula e o Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, SILVANE NAZARIO DA; MAIER, Henrique darci Telles; ZOIA, Getânia Fátima. INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/PIBID/UNIOESTE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23420-INSERCAO-DOS-ACADEMICOS-DO-CURSO-DE-PEDAGOGIAPIBIDUNIOESTE-NA-ESCOLA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes