A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES
Autores
  • sheila de souza brigido
  • Jaline Nunes Eufrasio
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23411-A-CONTRIBUICAO-DOS-PROJETOS-DE-EXTENSAO-PARA-A-FORMACAO-INICIAL-DE-DOCENTES
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Museu da infância. PIBID. Extensão. Formação docente.
Resumo
Muito se tem discutido acerca dos projetos de pesquisa e extensão nos cursos superiores, a partir da ideia de que “a Extensão é o meio que possibilita a inserção social, constituindo-se fator de integração entre o ensino e a pesquisa, garantindo o intercâmbio de conhecimento entre a Universidade e a Sociedade.”. (UNESC, 2008, p. 1). Este relato tem o objetivo de provocar a reflexão sobre formação de acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, para atuarem na área da educação básica, mais especificamente, no ensino da arte. O projeto de extensão ‘O Museu na escola’ e o ‘PIBID’ propõem ações nas escolas – da rede municipal e estadual de Criciúma – que se fundamentam em pesquisas sobre arte, cultura, memória e metodologias do ensino da arte. O PIBID - Artes Visuais acontece partindo da observação da realidade escolar possibilitando troca de saberes entre os bolsistas, a professora e os alunos da escola e o professor orientador (da universidade). Promove a pesquisa e a escrita sobre as práticas pedagógicas, concretizando o processo da ação - reflexão. Já o Projeto ‘O Museu na escola’ tem como objetivo organizar um Núcleo Expositivo Itinerante, que é levado às escolas visando provocar a interação entre a instituição e a comunidade por meio do Museu da Infância. Nessa proposição levamos uma vitrine expositiva com acervo do Museu, possibilitando também a troca de saberes do cotidiano das crianças. Uma dessas ações, tanto pelo ‘Museu na escola’ quanto pelo ‘PIBID’, apresentou para as crianças, algumas questões da cultura afro-brasileira e indígena. A vitrine expositiva que foi para a escola, expôs objetos do acervo do Museu da Infância, como bonecas negras gêmeas, abayomis, Saci Pererê, arco e flecha, cestos indígenas. Porém antes da mediação nesse núcleo, fizemos a brincadeira do boliche que visa discutir o conceito de museu e os objetos que compõem o acervo do Museu da Infância. Para a ação pelo PIBID, em um primeiro momento observamos a professora de arte trabalhar contos africanos que foram o ponto de partida para desenvolvermos jogos e brincadeiras como o jogo dos sete erros baseado em uma produção de Wilson Tibério e a amarelinha africana. Um dos grupos de pibidianos, juntamente com os alunos do ensino fundamental, desenvolveu uma produção em grafite intervindo no muro da escola, a partir do estudo da gravura. A partir das experiências no ambiente escolar e nos encontros de orientação, na UNESC, podemos perceber que os projetos podem contribuir bastante para a formação das acadêmicas visto que, além da pesquisa e da reflexão sobre a prática pedagógica, é possível estabelecer relações entre a atuação nos dois projetos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BRIGIDO, sheila de souza; EUFRASIO, Jaline Nunes. A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23411-A-CONTRIBUICAO-DOS-PROJETOS-DE-EXTENSAO-PARA-A-FORMACAO-INICIAL-DE-DOCENTES. Acesso em: 19/04/2024

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