O MÓBILE TANGRAM

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O MÓBILE TANGRAM
Autores
  • Jamile da Silva Dias
  • Lorens Estevan Buriol Siguenas
  • Alana Denise Santos
  • Andressa Gularte Ribas
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23367-O-MOBILE-TANGRAM
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Tangram. Ensino. Jogos Matemáticos. Figuras geométricas
Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência obtido através da utilização de jogos matemáticos como estratégia de ensino, realizada com alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, no Município de Tupanciretã-RS. A utilização do móbile Tangram como estratégia de ensino em sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois através dele os alunos interagem-se de forma lúdica na montagem dos quebra-cabeças e também conhecem três tipos de Tangram, (clássico, oval e coração) que apresentam figuras geométricas, onde através do mesmo conseguimos trazer o saber matemático para sala de aula. Durante o decorrer da proposta, foram observadas as estratégias de ensino adotadas anteriormente pelo professor, e contextualização dos conteúdos com a prática dos educandos, no desenvolvimento da atividade. O objetivo desta atividade era promover algo diferenciado, que contribuísse tanto com o docente, quanto aos alunos a obter um melhor resultado no processo de ensino e aprendizagem, raciocínio lógico, trabalho em equipe, coordenação motora. A atividade desenvolvida foi à construção de mobile Tangram, que é constituído de três tipos de Tangrans; onde foi aplicado nas turmas por nós bolsistas e com a supervisão da coordenadora. Entende-se que o uso de jogos em sala de aula estimula o processo de aprendizagem, abordando os conteúdos de matemática sob o enfoque de atividades lúdicas diferenciadas, afetando o ensino de forma construtiva e desafiadora, em contrapartida tornando as aulas mais atrativas e ainda apresentando uma mudança na atitude do professor em relação a transmissão de conhecimento. Além de trabalhar com a compreensão dos conceitos básicos, trabalhou-se também o desenvolvimento e a capacidade de comunicação, o raciocínio e o respeito aos colegas no decorrer da atividade. Na análise produzida pelos relatos dos alunos após cada atividade, pode-se constatar que a grande maioria apreciou muito a atividade diferenciada, também observamos que os alunos participaram ativamente da mesma, além disso, a utilização de diferentes materiais didáticos pode ser muito positiva no ensino e aprendizagem dos discentes, desde que essas atividades sejam bem elaboradas e orientadas, fazendo com que o aluno reconheça que estudar matemática pode ser além de necessário uma atividade agradável e desafiadora, mesmo que esta realidade ainda não faça parte do cotidiano escolar. Assim, nós futuros profissionais da educação, tivemos a oportunidade realizar a aplicação desta atividade, interagindo constantemente com os alunos durante a construção do conhecimento e ampliando nosso conhecimento através desta experiência.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DIAS, Jamile da Silva et al.. O MÓBILE TANGRAM.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23367-O-MOBILE-TANGRAM. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes