A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NO PIBID DE PEDAGOGIA DA FURB

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NO PIBID DE PEDAGOGIA DA FURB
Autores
  • CLEIDE PEREIRA DOS SANTOS SOPELSA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23363-A-ORGANIZACAO-DA-ACAO-PEDAGOGICA-NO-PIBID-DE-PEDAGOGIA--DA-FURB
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Alfabetização. Letramento. PIBID Pedagogia. Projeto didático.
Resumo
Eixo Temático: As práticas e as aprendizagens interdisciplinares Este trabalho relata uma proposta desenvolvida no decorrer do primeiro semestre de 2015 por bolsistas do PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento da Universidade Regional de Blumenau – FURB, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental composta por vinte e duas crianças na Escola Básica Municipal Felipe Schmidt. O tema Identidade foi definido com base no perfil inicial que apontava a necessidade de trabalhar com a diversidade existente no grupo. O objetivo principal foi desenvolver propostas que possibilitassem elaborar o conceito de identidade a partir de informações sobre a história de vida, características pessoais e familiares de cada criança e do grupo com um todo. A metodologia usada foi a de projetos didáticos. O trabalho se desenvolveu a partir da apresentação da proposta ao grupo, investigação dos conhecimentos prévios das crianças e mapeamento das questões principais a serem trabalhadas, buscando garantir que os estudantes assumissem papel ativo no processo de aprendizagem. Foram organizadas propostas envolvendo gráficos, mapas, textos informativos, músicas, entrevistas, confecção de árvores genealógicas, documentos, biografia de cada criança, entre outras atividades. Os fundamentos teóricos para o trabalho foram buscados nas ideias de Soares (2003) e Kleiman (2005), que apontam a necessidade de articular os processos de alfabetização e letramento através de propostas significativas para o grupo de crianças e de Nery (2006), que esclarece que os projetos didáticos se constituem como uma possibilidade de trabalhar de forma interativa as quatro atividades linguísticas básicas: falar/ouvir, escrever/ler, a partir de gêneros textuais variados, articulando as diversas áreas de conhecimento e tendo em vista uma situação didática significativa para o grupo. A partir dos estudos realizados, foram elaborados conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê durante a gravidez, sobre as crianças ao nascer (local, medidas, curiosidades etc), pessoas que compõem as famílias, formas de organização familiar, histórias dos nomes, mudanças que aconteceram com cada criança desde o nascimento, diferenças existentes no grupo, entre outros. A partir destas atividades, as crianças passaram a se conhecer melhor e a perceber a importância de cada uma na construção de sua própria história de vida. No que diz respeito aos processos de alfabetização e letramento, as crianças apresentaram avanços significativos, sendo que a maioria do grupo passou a escrever e ler alfabeticamente textos de diferentes gêneros. Com relação ao trabalho com projetos, evidencia-se cada vez mais que este se apresenta como uma possibilidade de organização do trabalho pedagógico que, além de possibilitar a articulação entre os processos de alfabetização e letramento, permite desenvolver propostas relevantes e significativas para o grupo de crianças de forma contextualizada e interdisciplinar. Palavras-Chave: Alfabetização. Letramento. PIBID Pedagogia. Projeto didático. Referências KLEIMAN, A. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005. NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. In: BEAUCHAMP, J. (Org.) Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. SOARES, M. Letramento um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOPELSA, CLEIDE PEREIRA DOS SANTOS. A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NO PIBID DE PEDAGOGIA DA FURB.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23363-A-ORGANIZACAO-DA-ACAO-PEDAGOGICA-NO-PIBID-DE-PEDAGOGIA--DA-FURB. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes