GINCANA DOS VERTEBRADOS COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
GINCANA DOS VERTEBRADOS COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Autores
  • Jéssica Izabel Siebel
  • Daniele Uarte de Matos
  • Débora Gazzana Flores
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A gestão escolar e a formação de professores (uma abertura para integrar direção escolar e o Pibid)
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23361-GINCANA-DOS-VERTEBRADOS-COMO-METODO-DE-AVALIACAO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Lúdico, PIBID, jogos
Resumo
Gincana dos Vertebrados como método de avaliação O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) atua na escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Meyer, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, há quase 2 anos. A escola conta com cinco bolsistas que se reúnem dois turnos por semana para realizar diferentes atividades. Em novembro de 2014 o PIBID, juntamente à professora supervisora, atuou no planejamento e execução de uma gincana na escola, com duas turmas dos sétimos anos. O objetivo foi realizar uma avaliação sobre o conteúdo escolar que abrange o grupo dos vertebrados de forma lúdica. A turma foi dividida em cinco equipes onde cada uma ficou responsável por representar uma das classes de vertebrados. As primeiras atividades das equipes foram escolher um animal símbolo para a equipe, este deveria ser um animal nativo do Rio Grande do sul o qual deveria estar listado no Livro Vermelho de Animais da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Cada equipe teve uma semana para preparar um grito de guerra, um poema ou música e um relatório, ambos tendo como tema principal o animal símbolo escolhido. No ultimo dia da gincana foram realizados os jogos: "Quem Sabe Estoura", "Cada Macaco no Seu Galho", "Mímica Animal" e "Que Bicho É"?, todos desenvolvidos especialmente para a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as aula. Os jogos tiveram o objetivo de avaliar a capacidade de escrita de relatórios, conhecimentos gerais de morfologia e fisiologia, classificação das classes animais e conhecimentos específicos das espécies. Cada atividade realizada recebeu uma pontuação e a equipe com maior pontuação foi a vencedora, sendo premiada com uma caixa de bombons. Para a avaliação da nota referente ao conteúdo foi feita uma análise individual de participação das atividades e uma porcentagem a partir da pontuação adquirida na gincana utilizando o método de desempenho utilizado nas escolas municipais de São Leopoldo. Além da avaliação dos conhecimentos adquiridos foi possível trabalhar a desinibição e criatividade dos alunos, fortalecendo os laços professor/aluno. Em suma os objetivos iniciais da atividade foram atingidos, tendo uma resposta positiva dos alunos que apresentaram interesse na atividade e conhecimento da matéria.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SIEBEL, Jéssica Izabel; MATOS, Daniele Uarte de; FLORES, Débora Gazzana. GINCANA DOS VERTEBRADOS COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23361-GINCANA-DOS-VERTEBRADOS-COMO-METODO-DE-AVALIACAO. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes