A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
Autores
  • Cristienne do Rocio de Mello Maron
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23340-A-FORMACAO-INICIAL-DO-PROFESSOR-QUE-ENSINA-MATEMATICA-NOS-ANOS-INICIAIS--CONTRIBUICOES-DO-PIBID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Matemática. Formação de Professores. PIBID. Anos Iniciais.
Resumo
Neste artigo, pretende-se estudar as contribuições do PIBID na formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, professor polivalente. O objetivo é refletir acerca dos impactos da experiência de inserção no espaço escolar, durante a participação como bolsistas do PIBID, considerando a formação matemática. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa. Inicialmente, para contextualizar o tema, foram utilizados registros do que vêm se mantendo presente no campo de pesquisa da Educação Matemática, em relação à formação do professor polivalente: livros, dissertações, teses, artigos e demais pesquisas que tratem do tema em questão, bem como do referencial teórico obtido através da legislação que regulamenta o PIBID. Essa fase já está concluída. Num segundo momento, fase esta que ainda não foi iniciada, serão realizadas entrevistas com um grupo de bolsistas de iniciação à docência que participam do PIBID da UNESPAR – Campus Paranaguá, no Subprojeto de Pedagogia, a fim de constituir narrativas, buscando compreensões e interpretações possibilitadas pela fala dos acadêmicos, direcionando ao problema em questão. Até o momento, as conclusões obtidas pelos referenciais teóricos apontam para um olhar cauteloso ao modo como se está propondo a formação inicial desses futuros professores, nesse caso específico, de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, portanto, do curso de Pedagogia, uma vez que as pesquisas têm mostrado a fragilidade do conhecimento matemático dos docentes. As análises realizadas revelam que a formação matemática dos alunos do curso de Pedagogia, está distante das atuais tendências curriculares, além deles trazerem consigo, marcas profundas de sentimentos negativos em relação a essa disciplina, as quais implicam, muitas vezes, bloqueios para aprender e para ensinar. Como consequência desse distanciamento entre os princípios dos documentos curriculares e as práticas ainda vigentes na maioria das escolas, trazem a esses professores crenças arraigadas sobre o que seja matemática, seu ensino e sua aprendizagem, contribuindo para a constituição da prática profissional. Há também várias linhas de discussão quanto à articulação da teoria e prática nos cursos superiores, principalmente nos cursos de licenciatura. Isso pode ser visto por meio das novas diretrizes para o curso de Pedagogia, que propõem uma maior integração entre teoria e prática. Nesse sentido, o PIBID, tem como objetivo, proporcionar aos graduandos de licenciaturas uma formação integrada da práxis pedagógica. Esse busca romper com a dicotomia teoria e prática fortalecendo a formação inicial, por meio da inserção dos bolsistas de iniciação a docência na escola. O programa se propõe, por outro lado, a melhorar o ensino na escola básica, sendo que, proporciona aos alunos de graduação a oportunidade de intervenção na prática pedagógica da escola, podendo oferecer condições efetivas para inovação na prática dos docentes em exercício. Nessa perspectiva, pretende-se dar continuidade a pesquisa, acreditando na relevância do programa PIBID na formação inicial de professores, levantando dados que possam contribuir para uma melhor formação matemática do professor polivalente, podendo proporcionar, com isso, avanços no ensino de Matemática, nos anos iniciais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MARON, Cristienne do Rocio de Mello. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23340-A-FORMACAO-INICIAL-DO-PROFESSOR-QUE-ENSINA-MATEMATICA-NOS-ANOS-INICIAIS--CONTRIBUICOES-DO-PIBID. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes