AS AÇÕES DO PIBID-FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO ZIMMERMANN

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AS AÇÕES DO PIBID-FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO ZIMMERMANN
Autores
  • Larissa Esser
  • Bruna Tholl
  • Rodrigo José Rosa
  • Iraci Symczacka
  • Otávio Bocheco
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23337-AS-ACOES-DO-PIBID-FISICA-NA-VISAO-DOS-ALUNOS-DA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-PAULO-ZIMMERMANN
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID. Iniciação a docência. Formação de professores.
Resumo
Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul, estão inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa busca promover a integração da Educação Superior com a Educação Básica, estabelecendo projetos de cooperação que melhorem a qualidade do ensino nas escolas públicas e elevem a qualidade da formação inicial de professores nas licenciaturas. Além disso, fomenta práticas docentes e experiências metodológicas de caráter inovador na educação básica. Partindo de discussões realizadas durante reuniões entre coordenador de área, supervisor e bolsistas, acerca do projeto PIBID, foram elencadas as dificuldades dos alunos em identificar o que é a física, qual o objetivo do projeto na escola e principalmente qual a visão dos alunos a respeito do PIBID. Diante destes fatores, decidiu-se pela confecção de uma pesquisa de natureza exploratória com o objetivo de mapear as concepções dos alunos da Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann a respeito da disciplina de física, assim como a respeito das contribuições das atividades desenvolvidas pelo PIBID na escola. Foram aplicados, em duas turmas de terceiro ano, um questionário composto por quatro questões abertas: (1) “As ações do PIBID aumentaram seu interesse em estudar Física?”; (2) “As ações do PIBID ajudaram a demonstrar pra você que o ensino de Física é importante?”; (3) “As ações do PIBID colaboraram para que você estabeleça uma relação da Física com o cotidiano?” e (4) “Até o presente momento, como você avaliaria as ações do PIBID? (Bom / Muito Bom / Mediano / Ruim / Sem Opinião)”. Resultados parciais qualitativos dos dados mostram que mesmo o PIBID ajudando os alunos na disciplina de física, e os mesmos percebendo a importância dela no cotidiano, mais da metade dos alunos não demonstrou aumento no interesse pelo estudo da física. Há ainda aqueles que não estabelecem relação com o seu contexto sócio-cultural, muito menos se mostram interessados simplesmente por não gostarem ou não se identificarem com a disciplina. Os dados ainda estão sendo analisados e mediante uma categorização poderão fornecer mais informações relevantes ao andamento do projeto, bem como guiar um ensino de física inovador, capaz de motivar e proporcionar uma aprendizagem significativa dos conteúdos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ESSER, Larissa et al.. AS AÇÕES DO PIBID-FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO ZIMMERMANN.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23337-AS-ACOES-DO-PIBID-FISICA-NA-VISAO-DOS-ALUNOS-DA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-PAULO-ZIMMERMANN. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes