A FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISONADO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISONADO
Autores
  • Gisele Fernanda Tiburski Bido
  • Ângela Maria Silveira Portelinha
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23331-A-FORMACAO-PARA-DOCENCIA-NO-CURSO-DE-PEDAGOGIA--PROBLEMATIZACOES-A-PARTIR-DO-ESTAGIO-SUPERVISONADO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência, Formação de Professores, Curso de Pedagogia.
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP) reafirmam a centralidade da docência na formação do pedagogo/professor. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar e discutir a concepção de docência como elemento central do curso de Pedagogia e, consequentemente, na formação de futuros profissionais. O procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa qualitativa com base em uma entrevista semiestruturada direcionada aos estudantes do segundo ano do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A partir da coleta e sistematização dos dados, procederam-se as análises das respostas dos acadêmicos (as), articulando-as a fundamentação teórica com base nas pesquisas de Franco (2012); Saviani (2008); Veiga (2007); Libâneo (2002) e Vázquez (2007). Tais respostas foram categorizadas e classificadas em duas grandes vertentes: uma apenas com essência prática e uma ligada à práxis. Enquanto prática a docência se encerra na compreensão e mobilização de um conjunto de conteúdos, métodos e técnicas reduzidos ao espaço da sala de aula. Nas DCNCP a docência é definida como uma ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional que envolve os objetivos, os princípios e os conceitos da Pedagogia, o que requer estudar, pesquisar, organizar, planejar, refletir sobre as múltiplas determinações que envolvem o processo ensino-aprendizagem e a formação humana considerando a realidade sócio-histórica. Tal compreensão é portadora de uma visão articulada e interligada da teoria e prática e constituiu-se da relação entre ação-reflexão-ação, uma práxis. A concepção de docência de professores/pedagogos deveria requisitar diante da realidade social e escolar uma visão transformadora e crítica das estruturas e conjunturas da sociedade. Para isso, a docência, como práxis pedagógica, seria orientada pela indissociabilidade da teoria e prática com a finalidade de intervir e transformar a realidade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BIDO, Gisele Fernanda Tiburski; PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. A FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISONADO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23331-A-FORMACAO-PARA-DOCENCIA-NO-CURSO-DE-PEDAGOGIA--PROBLEMATIZACOES-A-PARTIR-DO-ESTAGIO-SUPERVISONADO. Acesso em: 25/04/2024

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