ANÁLISE DE VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO – RS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DE VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO – RS
Autores
  • Ricardo Corrêa Pinheiro
  • Cristiane Fensterseifer Brodbeck
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23317-ANALISE-DE-VIVENCIAS-OPORTUNIZADAS-PELO-PIBID-EM-UMA-ESCOLA-PUBLICA-DO-MUNICIPIO-DE-SAO-LEOPOLDO--RS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Pibid, Biologia, Aprendizagem significativa, Experimentação
Resumo
No contexto atual brasileiro, medida em avaliações de larga escala, a educação é narrada como de baixa qualidade, incluindo o desempenho dos alunos na disciplina de ciências. Esse componente curricular foi avaliado pela primeira vez, em 2000, quando o Brasil participou como convidado, com mais 32 países, do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Apresentamos a descrição e a análise crítica das experiências vivenciadas por um acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas, bolsista do Pibid Biologia, em uma Escola Estadual de Ensino Médio, do município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Entre as vivências, destacamos atividades de experimentação como uma alternativa para a melhoria do ensino e aprendizagem de Ciências. Sendo essas desenvolvidas no Laboratório de Ciências da escola,com duas turmas de 9º Ano, sobre os conteúdos abordados em sala de aula. O planejamento das atividades foi realizado, visando despertar o interesse e o comprometimento dos alunos para a construção de uma aprendizagem significativa. Para isso, levaram-se em consideração suas curiosidades e questionamentos, respeitando as diferenças e dificuldades demonstradas pelos mesmos. Considerando os fatores apontados anteriormente, buscou-se oportunizar um ambiente no qual essas diferenças fossem minimizadas e as dificuldades superadas. O exercício analítico efetivado sobre a experimentação mostrou que as atividades propostas atingiram a maioria dos alunos, fato evidenciado pelo comprometimento e participação demonstrada; os momentos de interação entre os alunos e com o professor criaram um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, tornando mais provável o alcance dos objetivos; as vivências oportunizaram constituir outros discursos que não os legitimados em relação ao discente, ou seja, há alunos comprometidos, interessados e participativos; o fazer pedagógico é um processo que está em constante modificação, pois o trabalho docente não é unidimensional, tendo que estar em constantes redefinições que podem ser balizadas pelas demandas, anseios e aspirações dos alunos em consonâncias com os objetivos dos professores.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PINHEIRO, Ricardo Corrêa; BRODBECK, Cristiane Fensterseifer. ANÁLISE DE VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO – RS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23317-ANALISE-DE-VIVENCIAS-OPORTUNIZADAS-PELO-PIBID-EM-UMA-ESCOLA-PUBLICA-DO-MUNICIPIO-DE-SAO-LEOPOLDO--RS. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes