UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Autores
  • Juliana Bieger
  • Cleusa Inês Ziesmann
  • Andréia Rotta
  • Ana Beatriz Ferreira Dias
  • Sonize Lepke
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23310-UMA-EXPERIENCIA-SOBRE-A-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-COM-DEFICIENCIA-NO-ENSINO-REGULAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Inclusiva, Aprendizagem, Formação Docente.
Resumo
Este artigo propõe-se a fazer uma análise dos desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva. Para tanto, apresentamos breve histórico sobre a inclusão escolar de crianças com deficiências a partir de artigos selecionados na disciplina de Leitura e Produção Textual II. Em seguida apontamos algumas mudanças necessárias no ambiente escolar para as crianças com deficiências e sobre a atividade formativa dos professores para atuarem na área, para em um terceiro momento, tecer algumas contribuições de estratégias e sugestões, para que o professor possa desenvolver em sala de aula, de modo a favorecer a aprendizagem de todos os seus alunos. A metodologia utilizada para a nossa pesquisa foi baseada em um estudo de caso em uma escola do município de Cerro Largo, envolvendo crianças com deficiência, atendidas em uma sala multifuncional e professores que atuam em escolas de ensino regular do município. Os argumentos para responder nossos questionamentos foram produzidos a partir do diálogo estabelecido com professores e estudantes da escola envolvida nesse processo investigativo, na análise e reflexão sobre nossa própria atuação profissional e embasada por teóricos como Vygotsky (1993, 1998, 2003), Stainback & Stainback (1999), Carvalho (2008, 2014), Hall (2006) e Mittler (2003), que estudam a constituição dos sujeitos a partir das relações e interações que os mesmos estabelecem em diferentes ambientes. Como resultados dessa investigação podemos apontar a grande dificuldade dos professores em conseguir incluir efetivamente estudantes com deficiências nas salas de aula do ensino regular, existindo uma necessidade muito grande em garantirmos que esses sujeitos sejam realmente inclusos nas escolas, necessitando assim, de atividades que possam propiciar efetivamente a sua aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, acreditamos que é de suma importância que haja, em todas as instituições de ensino, uma reorganização na proposta para o atendimento de crianças com deficiência, a fim de podermos respeitar e efetivar a proposta contida na Política de Educação na Perspectiva de Educação Inclusiva (2008) de modo que respeite e saiba trabalhar com as diferenças culturais e linguísticas existentes em sala de aula.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BIEGER, Juliana et al.. UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23310-UMA-EXPERIENCIA-SOBRE-A-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-COM-DEFICIENCIA-NO-ENSINO-REGULAR. Acesso em: 19/04/2024

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