O SENTIDO DAS EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL- A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O SENTIDO DAS EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL- A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGAS
Autores
  • Huberdam Pedro
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23286-O-SENTIDO-DAS-EXPERIENCIAS-DO-BRINCAR-NA-EDUCACAO-INFANTIL--A-PERSPECTIVA-DAS-PEDAGOGAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Brincar, Experiências, Formação de Professores.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar e compreender o sentido/significado atribuídos pelas acadêmicas do curso de pedagogia do centro de educação CE/UFSM às experiências corporais presentes no brincar nas rotinas escolares. Este trabalho tem em vista, entender a experiência do brincar, através da ideia que se faz do brincar segundo as colaboradoras. Como podemos observar no curso de educação física e desportos CEFD/ UFSM poucas são as disciplinas que tratam da Infância, e entendendo que a infância também faz parte de nosso processo formativo como seres humanos, estabelecemos a partir daqui um diálogo com o curso de Pedagogia procurando compreender como a infância foi experienciada pelas acadêmicas do referido curso. Juntamente com o PIBID destinado a Educação Infantil (EI), pretendemos buscar mais informações para que se possa avançar ainda mais no sentido de melhorias para a educação infantil, embora saibamos que o direito a educação infantil, seja um conquista recente para as políticas públicas, não devemos nos esquecer que um longo caminho ainda deve ser percorrido para assegurar tal direito. A pesquisa está se desenvolvendo na forma de estudo de caso descritivo, com o uso de narrativas biográficas, através de questionários e entrevistas de narrativas orais gravadas em áudio com as acadêmicas colaboradoras. Este estudo tem a intenção de atribuir um sentido que possibilite uma superação da concepção a qual se faz do brincar como uma via de conhecimento a qual não propicia aprendizagens significativas as crianças. Dessa maneira acreditamos que pelo brincar as crianças também produzem conhecimento, indo mais além pensamos que o brincar deva ser tratado como um direito de toda criança, e também seja assunto de fundamental relevância nos cursos de formação de professores. Como muitas vezes estes profissionais são questionados, e até mesmo discriminados profissionalmente, sem ter o devido reconhecimento de sua profissão, também é preciso considerarmos espaços que possibilitem maior compreensão da infância, o que de fato já vem ocorrendo com programas como o PIBID, destinado ao atendimento da educação infantil CEFD/UFSM.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

PEDRO, Huberdam. O SENTIDO DAS EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL- A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23286-O-SENTIDO-DAS-EXPERIENCIAS-DO-BRINCAR-NA-EDUCACAO-INFANTIL--A-PERSPECTIVA-DAS-PEDAGOGAS. Acesso em: 25/04/2024

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