BRINCANDO NO RECREIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO PEDAGOGIA NA RUA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
BRINCANDO NO RECREIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO PEDAGOGIA NA RUA
Autores
  • Diana Cecon
  • Aline Fátima Lazarotto
  • Alessandra TerresDos Santos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23274-BRINCANDO-NO-RECREIO--UMA-EXPERIENCIA-DO-PROJETO-DE-EXTENSAO-PEDAGOGIA-NA-RUA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Brincar, Recreio, Escola.
Resumo
Introdução: O programa Experiências do Brincar é um Programa de extensão da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó e desenvolve atividades através dos Projetos Pedagogia na Rua e Brinquedoteca. O projeto Pedagogia na Rua se caracteriza por ser uma atividade itinerante que desenvolve atividades em escolas Municipais e Estaduais, com o projeto: “Brincando no Recreio”, que busca ressignificar brincadeiras tradicionais junto às crianças do ensino fundamental, especificamente crianças de 6 a 10 anos. Enquanto sujeitos em formação é de suma relevância conhecer e compreender as diferentes relações estabelecidas pelas crianças no espaço escolar, principalmente quando o foco é o brincar. Destacando que o brincar é uma característica do ser humano, e especificidade da infância, sendo assim, é importante garantir que as crianças tenham tempos e espaços para o brincar. Objetivo: Possibilitar a brincadeira nos espaços escolares ressignificando o brincar enquanto direito da criança; Proporcionar para as crianças por meio do brincar momentos de alegria, imaginação e interação; Potencializar as atividades extensionistas da universidade. Método: Por meio deste projeto desenvolve-se semanalmente junto as crianças em espaços organizados pelas bolsistas e a escola no momento do recreio atividades como: brincadeiras dirigidas e brincadeiras livres, brincadeiras de roda, pintura de rosto, produção de brinquedos tradicionais como peteca, cinco marias, pipa e contação de história. Assim, nesses espaços as crianças brincam, trocam experiências e produzem seus próprios brinquedos. Considerações: Pode-se considerar a partir das atividades realizadas até o presente momento a motivação das crianças por estarem participando de momentos de brincadeiras. Sendo que, o projeto “Brincar no Recreio” proporciona vivenciar algo diferente em sua rotina. Algumas falas como: “Vamos brincar mais uma vez”, “ah já acabou”, “Você podia vir mais vezes”, “Por que não fica mais”, demonstram que estes momentos de brincadeiras são significativos e importantes para as crianças, e que elas precisam sim de tempos e espaços para o brincar dentro da instituição escolar. Além disto, o projeto de extensão possibilita aos estudantes do curso de Pedagogia uma aproximação com a realidade educacional e principalmente um contato com os diferentes sujeitos que são “protagonistas” desta profissão.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CECON, Diana; LAZAROTTO, Aline Fátima; SANTOS, Alessandra TerresDos. BRINCANDO NO RECREIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO PEDAGOGIA NA RUA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23274-BRINCANDO-NO-RECREIO--UMA-EXPERIENCIA-DO-PROJETO-DE-EXTENSAO-PEDAGOGIA-NA-RUA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes