MODERNISMO BRASILEIRO: POSSIBILIDADES DE LEITURAS INTERDISCIPLINARES SOB O OLHAR DOS/AS BOLSITAS DO PIBID

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
MODERNISMO BRASILEIRO: POSSIBILIDADES DE LEITURAS INTERDISCIPLINARES SOB O OLHAR DOS/AS BOLSITAS DO PIBID
Autores
  • Gislene dos Santos Sala
  • RICARDO LUIZ DE BITTENCOURT
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23254-MODERNISMO-BRASILEIRO--POSSIBILIDADES-DE-LEITURAS-INTERDISCIPLINARES-SOB-O-OLHAR-DOSAS-BOLSITAS-DO-PIBID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de professores, Modernismo, Interdisciplinaridade, Práticas de leitura.
Resumo
Este texto foi construído a partir de uma das experiências que foram vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar, na Escola Municipal José Rosso de Criciúma. O PIBID é um programa de iniciação à Docência que, dentre seus objetivos, propõe a inserção dos acadêmicos no contexto das escolas. Com esta prática é possível que eles conheçam e aprendam com a realidade escolar, realizando o contraponto entre a teoria, apresentada pelos cursos de licenciatura, com a prática pedagógica, sob a supervisão de um professor da escola, visando à qualificação docente. A intervenção foi realizada em uma turma do nono ano do ensino fundamental, sob a supervisão da professora titular da disciplina de Artes. O tema foi escolhido a partir do planejamento da professora, na qual abordava no momento o Modernismo Brasileiro. Sendo assim, a estrutura deste trabalho é composta com reflexões sobre o movimento da Arte Moderna no Brasil, a importância da contextualização na leitura e metodologia realizada nas aulas. A atividade foi proposta a partir de uma abordagem interdisciplinar e desenvolveu-se em torno da obra Baleia do escritor Graciliano Ramos, que se insere no movimento modernista. A contextualização da leitura possibilitou realizar conexões com outros componentes curriculares, além da disciplina de Artes, e principalmente com a realidade na qual se inserem os alunos, sendo este item fundamental para que o conhecimento torne-se significativo. Pois, como bem contribui Freire (1990) ao lermos palavras realizamos uma contínua releitura do mundo, e foi este o resultado da intervenção, onde os alunos colocaram-se na situação apresentada pelo texto, bem como trouxeram um novo olhar para a realidade na qual se inserem, seu cotidiano. Por fim, consideramos o resultado desta intervenção positivo, pois além da possibilidade de contribuir para a construção de um conhecimento significativo para essa turma, proporcionou aos bolsistas do PIBID a oportunidade de vivenciar situações reais da prática docente mostrando a importância desse programa para formação de futuros professores.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SALA, Gislene dos Santos; BITTENCOURT, RICARDO LUIZ DE. MODERNISMO BRASILEIRO: POSSIBILIDADES DE LEITURAS INTERDISCIPLINARES SOB O OLHAR DOS/AS BOLSITAS DO PIBID.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23254-MODERNISMO-BRASILEIRO--POSSIBILIDADES-DE-LEITURAS-INTERDISCIPLINARES-SOB-O-OLHAR-DOSAS-BOLSITAS-DO-PIBID. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes