COMPREENDENDO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UMA DAS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
COMPREENDENDO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UMA DAS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
Autores
  • Juliana da Veiga
  • Nelise Daniele Moçinski
  • Jackson Everton Scatolin
  • Ana Paula Borges da Silva
  • Leisa Aparecida Gviasdecki de Oliveira
  • Carolina Aparecida Lima da Rosa
  • Ângela Maria Silveira Portelinha
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23252-COMPREENDENDO-A-ORGANIZACAO-DO-TRABALHO-PEDAGOGICO-COMO-UMA-DAS-DIMENSOES-DA-FORMACAO-PARA-A-DOCENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Organização do trabalho pedagógico. Formação de professores. Docência. Curso de Pedagogia.
Resumo
Nos últimos anos as discussões e as pesquisas sobre o campo de formação de professores evidenciaram a necessidade de requerer a docência como base e identidade de todo profissional da educação. Tais debates promoveram a construção da concepção de docência como “ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia” (BRASIL, 2006, p. 01) Essa concepção ultrapassa o entendimento da formação para a docência restrita aos processos de ensino-aprendizagem vinculados às metodologias desenvolvidas no espaço da sala de aula para a compreensão da docência como um processo multidimensional, no qual se articula um conjunto de conhecimentos necessários a ação educativa. Tal compreensão foi propulsora para delinear uma proposta a partir da organização do trabalho pedagógico e sua relação com o contexto político e social no qual a escola está inserida. Desse modo, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância de compreender a organização do trabalho pedagógico no processo de formação docente. Adota como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica articulada às experiências extraídas das discussões, observações e registros sistemáticos realizados pelos bolsistas do subprojeto PIBID do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Campus de Francisco Beltrão, vinculados à Escola Municipal Professora Maria Basso Dellani em uma turma de 2º ano do 2º ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considera, conforme Franco (2008); Libâneo (2008); Saviani (2008), a organização do trabalho pedagógico tudo o que envolve a Pedagogia, enquanto campo que estuda o fenômeno educativo na totalidade e historicidade. Significa dizer que o pedagógico constitui-se de elementos da gestão, da docência e da pesquisa. Para tanto, o projeto está sendo desenvolvido considerando duas dimensões: a primeira refere-se ao contexto da organização do trabalho pedagógico e administrativo da escola, no qual buscou compreender, a partir de Paro (2011), a estrutura e a dinâmica do movimento escolar; o conhecimento do Projeto-político- pedagógico e regimento, bem como os mecanismos de participação vinculados as formas de gestão. A segunda dimensão trata-se da organização do trabalho pedagógico restrito a sala de aula e envolve diretamente a prática pedagógica do docente. A partir dessa compreensão elaboramos um planejamento para ser desenvolvido com a turma com o intuito de discutir e refletir sobre os encaminhamentos didático-pedagógicos, tomando como forma de análise a nossa própria ação docente. Trata-se então de entender que o planejamento por sustentar a ação pedagógica do professor “[...] deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão” (FUSARI, 1990, p. 53). Nessa perspectiva, o ato de planejar se vincula a uma atitude crítica relativa aos aspectos teórico-metodológicos que envolvem a organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, destacamos a importância de compreender tais dimensões para atingir a finalidade da ação educativa.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VEIGA, Juliana da et al.. COMPREENDENDO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UMA DAS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23252-COMPREENDENDO-A-ORGANIZACAO-DO-TRABALHO-PEDAGOGICO-COMO-UMA-DAS-DIMENSOES-DA-FORMACAO-PARA-A-DOCENCIA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes