O POTENCIAL DA TRILHA DOS SENTIDOS COMO UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O POTENCIAL DA TRILHA DOS SENTIDOS COMO UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
  • Francieli Delazeri
  • Thiago Bastiani
  • Kauane Maiara Bordin
  • Marciela Batistela
  • José Junior dos Santos
  • NÁDIA KROTH
  • Fabricia Zem
  • Karen Lidiane Miranda Correa da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23243-O-POTENCIAL-DA-TRILHA-DOS-SENTIDOS-COMO-UMA-FERRAMENTA-PARA-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Sensibilização, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental.
Resumo
Desenvolver estratégias para a conservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais desafiador e importante frente à destruição dos ecossistemas naturais. Neste sentido, é necessário buscar formas de sensibilizar a população para a reflexão quanto às suas ações diárias e a relação destas com o ambiente. A educação ambiental é uma dimensão da educação que visa à construção de valores, conhecimentos e atitudes para a conservação do ambiente. Entre as ações possíveis que os educadores ambientais podem realizar nas escolas visando mudar as atitudes dos estudantes para a conservação ambiental, está a Trilha dos Sentidos. Esta atividade busca despertar a reflexão do público atendido no sentido de relacionar o “Eu – Meio Ambiente”, “Eu – O Outro” e “Eu – Comigo Mesmo” de forma vivencial. Objetivo: Conhecer o potencial da trilha dos sentidos como uma ferramenta na formação de professores e educadores ambientais. Metodologia: A atividade foi realizada no segundo semestre de 2015 com estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, com duas escolas estaduais localizadas em Chapecó (SC) participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e também com a colaboração de dez bolsistas do Pibid, professores de ciências e biologia e direção das escolas. A trilha foi realizada em ambiente fechado, de forma individual e com companhamento de um Pibidiano. Os materiais que compunham a trilha eram objetos de diferentes formas, texturas e cheiros, além da presença de sons representando o ambiente natural. Durante a trilha os estudantes ficaram descalços e com os olhos vendados, no intuito de despertar os sentidos do olfato, tato e audição. Ao final da atividade os estudantes foram convidados a fazer um relato pessoal sobre os sentimentos despertados pela atividade. Considerações: Participaram da trilha um total de 448 estudantes que passaram a ser sujeitos ativos no processo de aprendizagem, despertando a importância do uso dos sentidos de forma consciente e perceptiva em relação ao ambiente natural. A maioria dos participantes aprovou a atividade. A ação permitiu aos Pibidianos desenvolver coordenação de turma e trabalho coletivo e juntamente com os estudantes promover a vivência da ciência em espaços informais possibilitando o contato com elementos da natureza. Atividades desta magnitude são relevantes para a formação de professores, pois apresentam situações das quais serão encontradas no campo de trabalho. Em relação ao potencial educativo desta atividade, é uma ação fácil de ser realizada e que reflete em resultados positivos, visto que o público mostrou-se sensibilizado. Desta forma, sugere-se a realização da trilha dos sentidos com este objetivo.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DELAZERI, Francieli et al.. O POTENCIAL DA TRILHA DOS SENTIDOS COMO UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23243-O-POTENCIAL-DA-TRILHA-DOS-SENTIDOS-COMO-UMA-FERRAMENTA-PARA-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes