ENVELHECIMENTO E QUESTÕES INTERGERACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ENVELHECIMENTO E QUESTÕES INTERGERACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE
Autores
  • Luciana Vargas Jardim
  • Aline Domingues de Oliveira
  • Paula Évile Cardoso
  • Bruno Flávio Lontra Fagundes
  • Fabio André Hahn
  • Jocimara Maciel Correia
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23242-ENVELHECIMENTO-E-QUESTOES-INTERGERACIONAIS--NA-PRATICA-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Envelhecimento, Estatuto do Idoso, Relação intergeracional.
Resumo
A seguinte comunicação tem como intenção apresentar os primeiros resultados da intervenção educacional vinculada ao subprojeto “Ensino de História: práticas, metodologias e espaços de formação” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. A intervenção educativa, com a temática “Envelhecimento Humano”, foi aplicada em um colégio da rede pública de ensino de Campo Mourão - PR, Colégio Estadual Professor Darcy José da Costa, e desenvolveu-se por meio de atividades realizadas em turmas do Ensino Médio. A intervenção teve como finalidade proporcionar um entendimento sobre o modo como o envelhecimento da população tem ocorrido gradativamente e de que maneira esse encolhimento demográfico da população infantil, jovem e adulta, e o crescimento da população de idosos, têm influenciado as relações sociais, ampliando o fenômeno da intergeracionalidade. Para proporcionar uma análise aos educandos sobre as respectivas questões, as intervenções foram realizadas em três momentos: no primeiro contato com os alunos, ocorreu o preenchimento de questionários compostos por indagações sobre as representações da velhice. A intenção do segundo momento da aplicação do projeto era verificar como as relações intergeracionais estavam presentes no cotidiano dos alunos, para o que foi proposta a atividade de entrevista com um idoso junto com a de fotografar situações cotidianas do entrevistado. O terceiro momento desenvolveu-se com a produção de cartazes utilizando as informações obtidas nas aulas expositivas, os materiais produzidos nas atividades práticas no decorrer do projeto, além do próprio conhecimento não-sistematizado do aluno sobre o tema. Ao término do projeto, constatamos a importância do cumprimento do disposto no art. 22 do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741 de 2003), que trata da obrigatoriedade, nos currículos escolares, de conteúdos relacionados ao envelhecimento, os quais proporcionam aos educandos, além do contato com a temática, a exposição de suas perspectivas sobre o idoso e a velhice. Por isso, a presente comunicação tem como proposta divulgar o resumo sobre as intervenções que tiveram como objetivo maior promover uma reflexão sobre a desmistificação dos estereótipos acerca da velhice e discutir a importância das trocas de experiências entre as gerações, sendo esse contato essencial ao avanço e reestruturação de uma sociedade que a cada dia torna-se mais longeva.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JARDIM, Luciana Vargas et al.. ENVELHECIMENTO E QUESTÕES INTERGERACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23242-ENVELHECIMENTO-E-QUESTOES-INTERGERACIONAIS--NA-PRATICA-DOCENTE. Acesso em: 19/04/2024

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